fbpx

Guia básico:

Tudo o que você deve saber sobre os tipos de porcelanato

Se você trabalha com arquitetura ou design de interiores, com certeza já ouviu falar sobre os diversos tipos de porcelanato do mercado. Existe uma necessidade, para quem trabalha com decoração, de saber quais são as diferenças essenciais em cada tipo de porcelanato.

Por exemplo, você pode, no momento da construção de um ambiente externo, se perguntar se o revestimento que está utilizando realmente será útil para aquele local. Se, ao molhar, ficará escorregadio ou terá estragos em sua superfície.

Então, além desse conhecimento ser importante para manter a qualidade dos produtos, está relacionado também à sua segurança.

ezgif.com-optimize (1)

Então, o que você vai encontrar neste artigo?

Flechinha

Saiba quais são as características que o tornam tão desejado, entenda como funciona o processo de produção.

É importante responder alguns questionamentos básicos sobre os porcelanatos. Devido a grande variedade do mercado, com os tipos e acabamentos existentes, pode ser que você tenha dúvidas pontuais sobre esses revestimentos.

Existe uma divisão inicial principal que define o tipo de porcelanato, o massa única e o esmaltado. Você sabe qual é a diferença entre eles?

Struturato, natural, esmaltado, acetinado… Você sabe qual é a diferença entre eles? Vem descobrir com a gente qual é o porcelanato ideal para o seu projeto de decoração.

Existem diferentes modelos de porcelanato, dos grandes aos pequenos formatos. A pergunta que não quer calar é: que tipo de ambiente você quer criar?

Todo revestimento exige cuidados! Mas, o que você precisa fazer para manter um porcelanato sempre bonito e bem cuidado?

Esses são os conteúdos que você vai encontrar nesta página! Esperamos que você possa entender tudo sobre porcelanato nesse guia básico e que aproveite as nossas dicas para os seus projetos!

Mas, você sabe o que é porcelanato?

Um dos revestimentos mais queridos da atualidade no momento, os porcelanatos são caracterizados principalmente pelo método de produção ao qual estão submetidos. Esse tipo de revestimento está muito relacionado à sua qualidade.

Os porcelanatos são produzidos a partir de matéria-prima de grande pureza, submetidas a pressões de compactação acima da utilizada nos materiais cerâmicos convencionais. Eles possuem um processo de produção, tecnologicamente falando, mais complexo do que a cerâmica comum.

Entre as principais características e qualidades positivas do material, estão a sua uniformidade na coloração das peças, alta resistência em relação à abrasão física e química e a sua massa homogênea.

PARE: antes de mais nada vamos entender alguns pontos.

Existem algumas dúvidas técnicas relacionados aos porcelanatos, que podem causar confusão no momento de escolha do revestimento ideal. Confira abaixo se algumas de suas dúvidas podem ser respondidas:

  • A importância do porcelanato ideal para cada ambiente e como escolher.

Antes de enlouquecer com a variedade de opções disponíveis no mercado, é necessário entender qual o tipo de ambiente você está trabalhando. Por exemplo: você não pode escolher um revestimento para a área externa, que é ideal para a sua sala.

Nesse ponto, é essencial buscar as especificações dos produtos, o acabamento de cada peça do porcelanato e sua indicação de uso.

  • Tráfego dos ambientes e classes de uso

Uma dúvida muito importante sobre a escolha do porcelanato está ligada ao tráfego nos ambientes em que o revestimento será aplicado. E é aqui que precisamos falar sobre a classe de uso dos porcelanatos.

A Classe de Uso está relacionada com o seu desgaste a abrasão. Ou seja, é todo o desgaste sofrido pela sola de calçados, pneus de carros, ou qualquer outro contato. É extremamente importante levar em consideração qual é a classe de uso do revestimento na hora de comprar o produto.

Por isso, nós trouxemos as classificações para facilitar o seu conhecimento! Confira:

CLASSE DE USO
1

Permitido seu uso exclusivo para as paredes.

CLASSE DE USO
2

Permitido seu uso em banheiros e quartos residenciais.

CLASSE DE USO
3

Permitido seu uso em dependências residenciais sem comunicação com o exterior.

CLASSE DE USO
4

Permitido seu uso em todas as dependências comerciais.

CLASSE DE USO
5

Permitido seu uso em todas as dependências residenciais e ambientes comerciais de tráfego médio.

CLASSE DE USO
6

permitido seu uso em todas as dependências residenciais e ambientes comerciais de tráfego intenso.

Para manter a vida útil dos porcelanatos, é imprescindível estar atento à classe de uso ao qual ele pertence. Por isso, antes de escolher o seu porcelanato, procure saber em qual ambiente ele será aplicado e principalmente, qual será o tráfego do local.

ezgif.com-resize (2)

BOLD vs RET

Acabamentos das bordas.

As dimensões finais de uma peça de porcelanato estão relacionadas aos acabamentos que elas recebem. E esse acabamento pode ser bold ou ret.
Mas, o que significa isso?

O acabamento bold dos porcelanatos, geralmente são vistos como tradicionais, e possuem as suas bordas mais arredondadas. Além disso, o tamanho das peças podem ser diferentes.

Já os revestimentos retificados, ou RET, possuem bordas retas. Esse material possui uma tecnologia mais recente, onde os cortes são feitos por discos de diamante.

A diferença entre os dois acabamentos, está relacionada principalmente ao seu acabamento. Enquanto que o porcelanato bold deve ter uma distância mínima de 3mm em sua aplicação, os retificados, podem ser aplicados mais próximos um ao outro, garantindo um aspecto mais clean e moderno para a decoração.

Os porcelanatos podem ter diversos tipos de acabamento. Liso, áspero, brilhante, mate… esses acabamentos podem interferir muito na escolha do porcelanato ideal.

A absorção da água em um revestimento está relacionada a sua resistência mecânica. Ou seja, quanto menor for a absorção, menos espaço existe entre as partículas do porcelanato, o que impede a absorção da água, garantindo uma maior resistência ao revestimento, em relação ao peso que irá ter que suportar e temperaturas mais frias.

A impressão digital HD nos porcelanatos, é uma tecnologia que traz mais realidade para os revestimentos, sendo capazes de reproduzir qualquer tipo de superfície nas peças.

Divisão Inicial

Antes de apresentarmos as divisões de tipos de porcelanatos, é importante conhecer que existe uma divisão geral relacionada ao seu modo de produção. São os porcelanatos de massa única (também chamados de técnicos) e os esmaltados.

Esses dois modelos possuem características bem pontuais:

• Porcelanato Massa Única ou Técnico: além de possuir uma resistência técnica maior, o porcelanato massa única é caracterizado por não receber esmalte em sua superfície.

• Esmaltado: A diferença entre o técnico e o esmaltado está no próprio nome, enquanto que o técnico possui em sua superfície o mesmo material do restante do porcelanato, as peças esmaltadas recebem uma camada de esmalte em sua superfície.

Assine nossa Newsletter

Tipos de Porcelanato

Além dessas características iniciais dos revestimentos, nós podemos dividi-los em subcategorias, onde vamos encontrar os diferentes tipos de porcelanatos. Aqui, vamos visualizar a existência de porcelanatos polido, esmaltados, struturato, natural, acetinado e ext.

Porcelanatos polidos

Esses revestimentos recebem esse nome pois em seu processo de produção, eles recebem um polimento e uma camada de proteção. Por possuírem uma superfície lisa, o seu brilho é uma das principais características.

Esse é um dos tipos mais comuns de porcelanato, e são indicados geralmente para áreas secas, como o quarto, a sala ou corredores.

Dicas
Tanto

Uma das opções de porcelanato polido disponível na Tanto é o Minerale WH, da Portinari. O revestimento que faz parte da Coleção Minerale, lançada em 2017 pela empresa, apresenta um design minimalista em grande formato (120×120). 

Além de pertencer a uma das marcas mais conceituadas quando o assunto é revestimento, o Minerale WH representa toda a riqueza e a precisão dos minerais. É ideal para ambientes residenciais e comerciais.

Exemplo de Porcelanato Polido
Porcelanato Esmaltado

Porcelanatos esmaltado

Como já foi comentado anteriormente, o porcelanato esmaltado é o tipo que recebe uma camada de esmalte em sua superfície. Ele pode ser liso, áspero, brilhante, mate…. ou ter qualquer outro tipo de acabamento.

Os porcelanatos esmaltados podem ser utilizados em ambientes molhados, como os banheiros. É importante estar atento ao PEI das peças, que é uma espécie de métrica relacionada à resistência dos revestimentos. Quanto maior for o PEI, mais resistente será o esmalte, nesse caso.

É importante destacar que a classificação PEI só é levada em consideração para porcelanatos esmaltados.

Dicas
Tanto

Um dos produtos esmaltados disponíveis na TANTO é o porcelanato Carvalho HD Deck Hard, da Portinari. Com acabamento em bold, a impressão HD dessas peças são inspiradas no carvalho, aliando a praticidade do porcelanato com toda a personalidade de trazer peças que imitam materiais naturais para a decoração.

Outra dica de revestimento esmaltado é o Bosco Amendoa da Eliane Revestimentos. Outro porcelanato que imita a madeira e traz a natureza para dentro dos ambientes.

Porcelanatos struturato

Já o porcelanato struturato possui um acabamento mais forte, possuindo uma superfície levemente abrasiva, Ele pode ser usado em banheiros (box), garagens, decks entre outros.

Dicas
Tanto

Uma das dicas da Tanto para esse tipo de porcelanato é o Backstage da Portinari, A Coleção Backstage da Portinari é baseada no coração dos grandes espetáculos, que compõem espaços incríveis.

Exemplo de Porcelanato Struturato
Exemplo de Porcelanato Natural

Porcelanatos natural

Esse tipo de revestimento é muito utilizado em projetos comerciais, tendo em vista a sua resistência e também por ser menos escorregadio. Ele possui uma superfície Mate, trazendo aconchego e conforto para a decoração de qualquer ambiente.

Dicas
Tanto

A principal dica da Tanto para esse tipo de porcelanato é o Singular da Portinari. É um porcelanato técnico, perfeito para quem busca colocar o mesmo revestimento em todas as áreas do projeto.

Ele está disponível em diversos tipos: Polido, acetinado, natural e struturato.

Porcelanatos acetinado

Esse tipo de revestimento possui um brilho menor em sua superfície, ficando entre o acabamento brilhoso e áspero. É um modelo menos cansativo aos olhos, deixando os ambientes em que será aplicado mais aconchegantes e confortáveis. É indicado para salas e quartos.

Dicas
Tanto

O porcelanato Giardino, também da Portinari é uma das opções disponíveis na Tanto para quem busca um revestimento acetinado. Além do conforto que é revelado pelos revestimentos acetinados, o Giardino traz a elegância do carvalho em sua impressão, trazendo personalidade para os ambientes.

Exemplo de Porcelanato Acetinado

Além dos tipos de porcelanatos, de modelos...

É muito importante, para questões técnicas de cada projeto decorativo, prestar atenção em qual tipo de porcelanato você irá utilizar. Como você já viu, o mercado disponibiliza diversas opções de revestimentos, que são específicos para cada ambiente.

Mas, pensando criativamente, existem também algumas dicas que nós podemos dar sobre a utilização dos porcelanatos, os formatos e as paginações.

Grandes formatos e pequenos formatos

Para compor a décor de cada ambiente, é preciso ter em mente qual personalidade você está representando. Por exemplo, optar por revestimentos em grandes formatos, fará você compor decorações elegantes, minimalistas, grandiosas. Já os revestimentos em pequenos formatos, trazem mais frescor e criatividade para os ambientes.

Ambos os modelos de revestimento estão ganhando cada vez mais destaque e são tendências mundiais. Recentemente, a Portinari lançou a coleção Grand Metal, um mega formato que traz, além de tamanho, a imitação do metal para o revestimento.

Também da Portinari, o revestimento Bailarinas, que chamou grande atenção do mercado de design de interiores no ano de 2018, é uma ótima opção para quem quer criar ambientes com pequenos formatos.

Informações importantes: cuidados com o porcelanato

A essência do porcelanato está muito relacionada a sua beleza, resistência e também qualidade. Mas, isso não quer dizer que você não deva tomar cuidado com o material! Confira como você pode manter o seu revestimento em perfeito estado com algumas dicas abaixo:

#1

Sempre mantenha seus móveis com feltros nos pés, essa é uma forma de evitar riscos no revestimento;

#2

A utilização de capachos nas portas, para a limpeza dos pés antes de entrar nos ambientes, é essencial para manter o ambiente limpo e evitar sujeira abrasiva que pode vir na sola dos calçados;

#3

Se você optar por um porcelanato polido em um ambiente de grande tráfego, é importante criar áreas de capacho cerâmico. Seriam áreas de transição com porcelanatos acetinados para aumentar a durabilidade dos revestimentos.

#4

É importante evitar queda de objetos pesados e pontiagudos sobre o porcelanato.

#5

Mantenha a limpeza dos ambientes sempre em dia, assim você evita sujeiras abrasivas que podem entrar em contato com os revestimentos.

#6

É importante estar atento aos produtos utilizados para a limpeza do porcelanato. A água sanitária é muito utilizada para isso, porém, é necessário diluir o líquido para que não danifique o material.

Porcelanatos - Tanto

Agora você já tem uma ideia melhor dos tipos de porcelanato, de como funcionam os acabamentos e também os cuidados com esse revestimento que é um dos queridinhos dos designers de interiores.

Se você é arquiteto, pode aproveitar esse conteúdo para explicar para os seus clientes sobre quais porcelanatos eles preferem e também mostrar quais são os tipos ideais de revestimentos para cada ambiente. E se você está querendo decorar a sua casa, essa foi a sua chance de entender qual é o revestimento que você pode utilizar!

Cadastre-se para receber as melhores novidades

Últimos posts

cobogó delfavero na sala
Decoração

A beleza dos cobogós da DelFavero

Encontrar o cobogó ideal para a decoração pode ser mais fácil do que você imagina! Venha conferir opções incríveis de elementos vazados da DelFavero para a sua decoração. Sala, quarto, cozinha e até banheiros podem ter a decoração composta por cobogós!

toalheiro elétrico no banheiro
Decoração

Seccare: toalheiros elétricos para o seu banheiro

Toalheiros elétricos são ótimas opções para quem busca ter mais higiene na hora de secar as toalhas de banho. Mas, é possível deixar a decoração do banheiro harmonizada, mesmo com esses objetos? Conheça aqui opções incríveis de toalheiros que não tiram o charme do décor desses ambientes.