fbpx

Sinta-se em casa: revestimentos que provocam sensações

Por 6 de março de 2020Decoração
revestimento aplicado no banheiro

A sensação de estar em casa é única! Todo mundo busca, nas decorações residenciais, criar ambientes que privilegiem o conforto e a personalidade dos moradores. Talvez essa seja uma das tarefas mais árduas de um arquiteto ou profissional de design de interiores, afinal, é necessário conhecer muito bem cada indivíduo para transmitir tudo no décor, mas isso não quer dizer que seja impossível! Por isso, um dos segredos para projetos cujo objetivo é despertar sensações, é investir em revestimentos que tragam esse “algo a mais” que as residências necessitam.

O “morar” mudou muito com o passar do tempo. Atualmente, retornamos ao conceito de que uma casa é muito mais do que um espaço que deve ser elegante, sofisticado e frio. Estamos novamente valorizando o prazer de estar em casa e o contato com um ambiente que traga boas sensações.

E foi assim que algumas tendências que estão em alta surgiram, como é o caso da criação de espaços orgânicos, que nos façam entrar em contato com a natureza, por exemplo.

Mas, muito além da definição do estilo de decoração, são os detalhes de cada projeto que nos trazem as sensações de estar em casa, como é o caso do uso dos revestimentos!

Saiba tudo sobre os estilos de decoração em um guia completo desenvolvido pela Tanto clicando aqui! >

É preciso saber usar os revestimentos de forma inteligente e aproveitando as opções disponíveis no mercado para criar espaços incríveis. Seja na decoração da sala, quarto ou banheiro, afinal, nós queremos nos sentir em casa em qualquer um desses ambientes, sem deixar a personalidade e a ousadia de lado.

Por isso, separamos, para você se inspirar, alguns tipos de revestimentos por meio dos quais é possível criar ambientes com personalidade e elegância, mas, principalmente, com o aconchego de um lar.

Aguçando os sentidos: revestimentos que provocam sensações

Todo profissional de arquitetura e design de interiores sabe do poder que um revestimento tem de mudar e transformar os ambientes. Seja para gerar mais amplitude, criar espaços mais frescos ou aconchegantes ou para provocar qualquer outro tipo de sensação.

Confira agora como é possível fazer com que a sua decoração desperte essas sensações por meio dos revestimentos!

Mármore e granito refrescam os ambientes

Conhecidos por serem símbolos de sofisticação, o mármore e o granito também são responsáveis por provocarem sensações de refrescância e frieza nos ambientes em que são utilizados. Por isso, apostar nesses revestimentos pode ser o segredo para residências que estão localizadas em cidades mais quentes, ou até mesmo aquelas que recebem maior incidência do sol.

revestimento marmorizado
Fonte: Casa de Valentina
Revestimento marmorizado com paginação criativa
Fonte: Pinterest
Revestimento em mármore na decoração minimalista
Fonte: Pinterest

Percebe como é possível criar diferentes sensações através do uso desses revestimentos? E que, independentemente do estilo, eles proporcionam esse toque de refrescância?

Madeira é sinônimo de aconchego

Uma opção que remete ao aconchego e tem a capacidade de gerar a sensação de conforto é a madeira. Mas não falamos necessariamente de revestimentos de madeira, visto que hoje em dia existem diversas opções de revestimentos que imitam o material natural. 

Revestimento criativo em madeira
Fonte: Pinterest
Sala com revestimento de madeira
Fonte: Pinterest
Piso de madeira
Fonte: Construindo Decor

Ao contrário do mármore e do granito, que trouxemos anteriormente, a madeira proporciona a sensação de calor para os ambientes.

Porcelanato Luthier Cerâmica Portinari
Fonte: Cerâmica Portinari

O porcelanato Luthier, da Cerâmica Portinari, é uma opção incrível para quem está buscando unir o aconchego com a modernidade. Com essa opção, que imita a madeira do carvalho de uma forma contemporânea, é possível criar um espaço maravilhoso.

Painel Shou Sugi Ban - Castelatto
Fonte: Castelatto

Com um pouco mais de rusticidade, a Castelatto traz o painel Shou Sugi Ban, uma linha produzida com concreto arquitetônico que brinca com esse efeito de madeira queimada, criando a sensação de aconchego e provocando, também, o toque de quem o enxerga.

Revestimentos 3D: elegância, personalidade e criatividade

Em alta no mercado de decoração, o revestimento 3D é uma opção que traz muita personalidade para o décor, provocando sensações de deslumbre por meio da visão, mas também evocando o toque, uma sensação que pode dar uma personalidade única para o ambiente.

Revestimento Max Abstract
Fonte: Cerâmica Portinari

O Max Abstract é uma opção de revestimento 3D lançada pela Cerâmica Portinari na Expo Revestir de 2019 e que ganhou o best in show da mesma edição. É um revestimento único e que pode conferir um toque de modernidade à decoração.

A magia está nas texturas

Você deve ter reparado que grande parte dos tipos de revestimentos que trouxemos aqui utilizam das texturas para criar essas sensações. E esse é um dos segredos para quem deseja que os revestimentos mexam com os sentidos das pessoas.

As texturas, para quem trabalha com decoração de interiores, são essenciais para trazer aquele toque de personalidade que falamos no início do conteúdo, que é tão necessário para projetos residenciais. 

Então, aposte em revestimentos que tenham texturas incríveis e crie espaços memoráveis. Mas não se esqueça de que é possível fazer com que os revestimentos provoquem sensações por meio de cores e até mesmo de paginações criativas.

Vá além! Os projetos comerciais também podem abusar das sensações

A sinestesia, como é conhecida a capacidade que o nosso cérebro tem de reconhecer e reproduzir sensações através de objetos, é uma tendência que não fica presa apenas aos projetos de decoração de ambientes residenciais. Isso porque, hoje em dia, os espaços comerciais também estão se tornando cada vez mais uma extensão dos nossos lares, ou seja, espaços que precisam ser tão confortáveis quanto a nossa sala de casa.

E qual cliente não vai gostar de um espaço comercial que seja extremamente confortável? A experiência do cliente também está relacionada ao espaço em que o negócio se encontra. Por isso, é extremamente importante fazer com que ele se sinta confortável e relaxado.

Entendeu como é possível fazer os revestimentos falarem com os nossos sentidos?

Nós trouxemos apenas alguns exemplos do que você pode utilizar em projetos de decoração. Mas é importante lembrar que há uma infinidade de opções de revestimentos disponíveis no mercado e que elas também evocam sensações únicas.

Tem algum projeto no qual você tenha utilizado o revestimento de uma forma que provoque algum dos nossos sentidos? Deixe seu comentário ou nos envie o seu projeto para divulgarmos!

E não esqueça: é essencial procurar bastante para encontrar a opção ideal (além de criar referências de produtos que você pode utilizar em projetos futuros)! Caso você tenha interesse em ver de perto as texturas e materiais disponíveis em nossas lojas, não perca tempo. Faça uma visita e confira marcas incríveis com revestimentos ainda mais deslumbrantes.

E continue acompanhando o nosso Blog e Instagram, estamos aqui para conversar com você sobre as principais tendências do design e da decoração.