fbpx

Manual Básico da Décor:

Conheça os Principais
Estilos de Decoração

Quando falamos de decoração, estamos entrando em um oceano infinito de possibilidades. Essa é uma das principais razões pelas quais criar ambientes com personalidades, é um trabalho complexo que exige muito conhecimento do profissional. É claro que o gosto pessoal de cada um faz a diferença na escolha de revestimentos, louças, metais, móveis e qualquer outro componente na decoração. Porém, para construir ambientes incríveis, é necessário ter uma ideia dos estilos de decoração existentes, para dessa forma, mesclar ideias e conceitos diferentes para criar locais com personalidades únicas.

É esse conhecimento técnico que vai garantir um vasto repertório que abre inúmeras possibilidades para o processo criativo. Nesse ponto, podemos destacar o quanto é essencial acompanhar tendências, sejam em blogs (como o nosso!), ou revistas como Casa Vogue e Casa e Jardim, entre outros editoriais existentes.

Criar um ambiente harmônico vai muito além de apenas escolher aquilo que o cliente ou a pessoa que está reformando quer – é claro que para trazer essa personalidade que nós falamos, para a décor, isso também é imprescindível -, é necessário conhecer as tendências e referências.
Gif-Abertura

Então, o que você vai encontrar nesse conteúdo?

Flechinha

Entenda quais são as percepções que você deve ter antes de pensar em escolher um estilo de decoração.

Saiba quais são os estilos que você pode escolher para criar decorações incríveis e veja as opções que nós temos para você em nossas lojas!

Sim! E você vai entender que essa é uma das principais chaves para criar decorações únicas.

Veja quais são as marcas que estão preparadas para atender aos estilos de decoração e confira a disponibilidade dos seus produtos aqui na Tanto.

Estilo adequado existe?
Por onde começar?

Vamos começar desmistificando algumas questões. Não existe estilo adequado! Existe construção de estilo adequada à cada projeto. Por isso é tão importante a contratação de um profissional da área, sejam arquitetos ou designers de interiores, a ajuda de um especialista é que vai trazer a técnica aliada a criatividade para a decoração.

“Eu diria que o projeto deve refletir a personalidade do usuário, seja ele um Brand ou Residencial. Logo determino muito o estilo do projeto baseado na tradução do que o meu cliente me traz. Claro que dentro de cada linguagem, buscamos as melhores formas de interpretá-la trazendo ao projeto arquitetônico os toques bem dosados de elegância e modernidade, irreverência e conforto para que este se torne a melhor interpretação para essa criação. Estilo é como personalidade, cada um tem o seu. Buscamos no nosso trabalho originalidade e isso vai desde as linhas da arquitetura até a escolha dos materiais nela empregados e sua decoração.”
___________________________________
Rodrigo Barbosa Arquitetura

Tanto o profissional responsável como a pessoa que está reformando algum ambiente, deve prestar atenção em alguns pontos antes de começar:

Quais são as preferências?

Assim como o conhecimento técnico é importante, igualmente importante é ter a consciência de que você está construindo um espaço que você vai utilizar, ou se você for um profissional, um espaço que outras pessoas irão usufruir. Por isso, o gosto pessoal de cada um sempre deve ser levado em consideração.

“Eu diria que o projeto deve refletir a personalidade do usuário, seja ele um Brand ou Residencial. Logo determino muito o estilo do projeto baseado na tradução do que o meu cliente me traz. Claro que dentro de cada linguagem, buscamos as melhores formas de interpretá-la trazendo ao projeto arquitetônico os toques bem dosados de elegância e modernidade, irreverência e conforto para que este se torne a melhor interpretação para essa criação. Estilo é como personalidade, cada um tem o seu. Buscamos no nosso trabalho originalidade e isso vai desde as linhas da arquitetura até a escolha dos materiais nela empregados e sua decoração.”
____________________________________
Camila Mesquita Arquitetura

Avaliar e estudar os estilos de decoração é essencial!

Conhecimento e repertório! Isso vai ampliar o horizonte em relação às possibilidades que existem na decoração de interiores. E isso parte tanto de produtos até o acompanhamento de tendências.

Acompanhe catálogos de produtos!

Saber quais são as possibilidades disponibilizadas pelas marcas é uma sugestão para você poder visualizar as opções que tem para aplicar na sua decoração. Nós separamos alguns catálogos caso você tenha interesse, da Portinari, Gardenia Orchidea e Decortiles.

Funcionalidade é a palavra-chave

Entender que cada estilo tem uma funcionalidade diferente é essencial. Aqui é válido entender as preferências dos clientes ou as suas e pensar para que serve cada ambiente.

Siga uma linha de raciocínio para criar a decoração

Ter um foco na hora de decorar vai fazer com que a sua decoração seja harmônica. A ideia aqui não é privar ninguém de misturar estilos e composições, mas sim fazer entender que é preciso ter uma linha de raciocínio para que a decoração não se perca.

Então vamos aos

estilos de decoração?

Agora você já entendeu um pouco melhor qual é o motivo de definirmos estilos de decoração e como isso pode (e muitas vezes deve) guiar o seu trabalho ao decorar um ambiente, certo?

Vamos aos estilos de decoração mais conhecidos no mercado. Nós vamos apresentar 7 estilos de decoração para que você possa se inspirar, com alguns ambientes decorados nesse estilo e também, veja quais serão trabalhados:

Assine nossa Newsletter

Decoração Clássica

O clássico nunca sai de moda. Não é a toa que um dos estilos mais queridinhos do design de interiores é o clássico. Um estilo que reúne diversas referências ao passado, mas que engane-se que fica preso somente a isso.

O estilo clássico remete à sofisticação, elegância e abundância, tendo as curvas e o excesso de detalhes como características marcantes. A simetria harmoniosa também é um grande ponto de referência deste estilo. É claro que o cuidado com a utilização do estilo clássico deve existir, afinal, como é um tipo de décor com muitos detalhes, é importante manter a harmonia na hora de criar. Nós podemos também a grande presença de materiais nobres na decoração de interiores para esse estilo, como a madeira e o mármore.

Tem na

Tanto

A Eliane traz o Longwood como uma opção de revestimento em madeira para criar um ambiente clássico incrível.

Classic
Vintage

Decoração Retrô ou Vintage

Abusar do que foi tendência no passado é o segredo desse estilo de decoração. Peças que se tornaram um marco na decoração de interiores e permanecem até hoje são chaves para criar ambientes únicos e que trazem características como versatilidade, diversão e charme.

Uma das principais características do estilo vintage é a possibilidade de brincar com diferentes objetos de decoração, e é isso que vai criar a personalidade única que esse estilo possui.

Um dos clássicos mais queridos da decoração de interiores. Os azulejos de metrô são as opções certas para criar uma estética vintage.

A coleção Vodevil da Colormix é uma opção moderna para criar uma estética vintage nos ambientes.

Tem na

Tanto

Decoração Rústica

A decoração rústica é uma ótima opção para quem busca criar personalidade nos ambientes. Com peças para compor os ambientes que remetem ao country, esse estilo abusa da madeira, sendo essa uma peça chave para criar os ambientes que seguem essa tendência.

Uma das principais características desse tipo de décor é a nostalgia das peças que fazem parte da decoração. Você pode trazer móveis antigos, pisos e revestimentos de parede que tenham um toque de desgaste e isso vai trazer ainda mais charme para os projetos. E é importante lembrar, a palavra que guia esse estilo é: aconchegante!

Tem na

Tanto

Um porcelanato incrível que imita a madeira de forma elegante e equilibrada.

O Peroba HD Hard da Portinari, da Linha Arbo HD, traz a rusticidade em sua essencia, representando o que há de mais belo na madeira.

Rustic
Modern

Decoração Contemporânea
ou Moderna

A decoração moderna ou contemporânea tem como sua base a funcionalidade dos ambientes, e além de abusar de aparatos tecnológicos, traz formas geométricas e um aspecto mais clean para os projetos.

É importante ressaltar que a decoração moderna não é tão despida como a minimalista (que falaremos a seguir), ela pode abusar de cores e formas, assim como de texturas. Mas, mesmo assim, utiliza linhas suaves para criar ambientes mais neutros. Criatividade é o guia maior desse estilo e uma das opções para transformar a sua decoração nessas horas, é criar paginações diferenciadas.

Com uma funcionalidade incrível, o Battuto da Portinari traz suavidade e neutralidade, possibilitando a criação de ambientes modernos e sofisticados.

Os volumes geométricos marcantes do Painel Squadri da Castellato são um exemplo único de como a decoração contemporânea pode abusar de formas geométricas e de elementos que chamem bastante atenção, sem perder a neutralidade, basta saber equilibrar os pontos de atenção nos ambientes.

Tem na

Tanto

Decoração Minimalista

O minimalismo não só é um estilo de decoração, como pode ser considerado um estilo de vida. Esse estilo tem como suas maiores premissas valorizar a estética e a funcionalidade.

Apesar de ser julgado como uma forma fria de decoração, principalmente quando falamos da décor brasileira, o minimalismo traz aspectos únicos e elegantes para a criação de espaços memoráveis. O segredo desse estilo é poupar. O menos é mais vira uma regra e assim, é possível garantir espaços amplos, arejados e com uma personalidade inigualável.

Para a criação desses espaços, revestimentos em grandes formatos podem trazer um charme único para o ambiente. Também podem ser utilizados porcelanatos que imitam materiais naturais mais neutros, como o mármore.

Tem na

Tanto

Sinfonia é o conjunto de vozes e instrumentos ou a junção das duas, que soam adequadamente e ao mesmo tempo. Assim é a coleção Sinfonia, que aplicada nas paredes e no chão dão unidade de espaço.

Minimalist
Romantic

Decoração Romântica

Com esse estilo, o que temos para a decoração é a priorização do conforto aliado à elegância. Muitos consideram o estilo de decoração romântico como sendo um estilo feminino, porém, ele está muito relacionado ao estilo de decoração parisiense.

Amplitude, conforto, espaços claros e com diferentes texturas são as principais características para quem quer criar um ambiente romântico. Os revestimentos vão de ladrilhos que trazem um pouco da estética vintage para a décor, até mesmo para

Os ladrilhos Vodevil Demel da Colormix, trazem uma estética artesanal incrível para qualquer ambiente em que são aplicados.

Tem na

Tanto

Decoração Carioca

É claro que o estilo de decoração carioca não poderia ficar fora dessa lista. Cores, texturas, espaços frescos e arejados, madeira, natureza e uma mistura de elementos que fazem a décor ser única. A decoração carioca é uma mistura de diversos elementos que resulta em ambientes incríveis, criativos, elegantes e únicos.

Claro que, mesmo com essa mistura de elementos, uma boa parcela do que se resume a decoração carioca também traz referências diretas do minimalismo.

Nós podemos dizer que esse é o estilo de decoração que prova como é possível (e muitas vezes necessário) harmonizar e misturar diferentes estilos em um único projeto. Com o estilo carioca, você pode criar ambientes que tragam desde a madeira como o seu principal elemento até os cobogós, que são uma marca da décor brasileira.

Tem na

Tanto

O Cobogó Votú é uma peça incrível e que representa muito do que é a arquitetura carioca. Com a possibilidade de criar um espaço que se integre a natureza, permita a circulação de ar e ainda possua uma estética moderna e orgânica.

A Eliane traz o Longwood como uma opção de revestimento em madeira para criar um ambiente clássico incrível.

Carioca

Misturar estilos é possível?

Sim! Foi por isso que trouxemos o estilo carioca de decoração anteriormente. A mistura de estilos é essencial para criar personalidade e ambientes únicos.

Por exemplo, é possível criar uma decoração que misture um estilo rústico com o moderno. Assim como a mistura do vintage com o romântico ou o industrial com o moderno. A grande questão por trás de decorar ambientes é saber harmonizar sem perder uma linha de raciocínio, dessa forma é possível criar e inovar sempre!

Conheça as marcas parceiras da Tanto

Na Tanto nós trabalhamos com diferentes marcas que possuem uma variedade gigantesca de produtos para os mais variados estilos. Confira nossas parcerias:

Marcas-Parceiras-Brancas

Cadastre-se para receber as melhores novidades

Últimos posts

Caso você queira mais dicas sobre outros tipos de revestimento ou sobre tendências do mercado de decoração de interiores, acompanhe o nosso blog e não perca as nossas novidades. Você também pode acessar o nosso Instagram e conferir um pouco sobre os produtos que nós disponibilizamos em nossas lojas, bem como outras tendências!