fbpx

O estilo carioca de arquitetura

Por 4 de julho de 2018Decoração
AF_Header-Blog-Post-04-07

Os versos que compõem a marcha e o hino do Rio de Janeiro já dizem, “Cidade Maravilhosa, cheia de encantos mil”. O Rio é de fato um lugar encantador. A mistura entre as montanhas, a floresta o mar e os prédios garante um visual único que atrai turistas do Brasil e de todo o mundo.

Além de visitantes, o Rio de Janeiro inspira artistas, designers e arquitetos que criam projetos inspirados nas suas formas, linhas e geografia. No entanto, engana-se que o tropicalismo da cidade só permita o desenvolvimento de projetos sinuosos ou até mesmo um pouco exagerados. Muito pelo contrário, se por uma lado a natureza é cheia de cores e volumes, por outro há uma infinidade de estilos de residências que são perfeitamente incorporadas pela cidade.

 

O Rio de Janeiro e as suas possibilidades arquitetônicas

Quando ouvimos “Rio de Janeiro” automaticamente pensamos em Cristo Redentor, Copacabana, Ipanema, Lagoa e Bossa Nova, não é mesmo? Porém, quem já passou uns dias na Cidade Maravilhosa, sabe que há muito mais a ser descoberto. É claro que não estamos falando de passeios turísticos, mas sim, das muitas possibilidades arquitetônicas que fazem do Rio de Janeiro uma fonte inesgotável de inspirações.

 

Minimalismo X Tropical: a combinação perfeita entre os dois estilos

Em um passeio por bairros tradicionais do Rio como o Flamengo, o Humaitá, Copacabana e por áreas mais isoladas como o Alto da Boa Vista e o Joá, é possível reparar em vários projetos em que a natureza parece simplesmente abraçar as residências que por sua vez chamam a atenção por suas linhas retas, paredes em vidro e uma relação interessante com o verde que a envolve.

Apesar de não ser o principal estilo que lhe venha em mente, o minimalismo é perfeitamente absorvido pelo Rio de Janeiro. Na verdade, é o contraste entre as formas sinuosas e as linhas retas, as cores vivas e os tons neutros, e a fluidez da cidade com a rigidez do minimalismo que fazem desta combinação uma parceria de sucesso.

 

Casa carioca: 3 projetos inspiradores

Para trazer um pouco de inspiração para você, nós separamos alguns projetos de décor carioca.

 

Apartamento em Ipanema

Este apartamento em Ipanema, de 140 m2, foi completamente reformado pela arquiteta Bianca da Hora. Aqui, a natureza entra pela janela e a luz domina os ambientes com ajuda dos espelhos. A presença da poltrona Mole, de Sérgio Rodrigues, completa a personalidade do ambiente.

Fonte: Casa Vogue

Fonte: Casa Vogue

Fonte: Casa Vogue

Fonte: Casa Vogue

 

“No meio da casa tinha uma árvore”

A ideia que falamos sobre a natureza abraçar as residências é levada a um outro nível neste projeto. O projeto do arquiteto Alessandro Sartore, localizado na base da Ped

Fonte: Yellow Trace

ra da Gávea, foi todo pensado e configurado ao redor de uma mangueira, que é, sem dúvida, a personagem principal desta casa.

 

Fonte: O Globo

 

Fonte: O Globo

 

Natureza Bruta

Construída nos anos 70 por Wladimir Alves de Souza, essa casa é uma verdadeira joia no meio da natureza carioca. De um lado a vista para a Baía de Guanabara. Do outro o clima tropical da natureza e as suas árvores e folhas de dimensões gigantescas. Nesta verdadeira Villa privada, existe uma simbiose entre as linhas minimalistas, a natureza em toda a sua exuberância e um conjunto de mobiliário e peças decorativas que quebram qualquer clichê sobre o Rio de Janeiro.

 

Fonte: Yellow Trace

 

Fonte: Yellow Trace

 

Fonte: Yellow Trace

 

A capacidade de harmonizar estilos, linhas, formas e ritmo é o grande trunfo de um ambiente. Continue ligado com os nossos materiais e esteja sempre por dentro das novidades, tendências e dicas preciosas!