fbpx

Monótono ou sofisticado? O tom sobre tom na decoração de interiores!

Por 23 de abril de 2020Blog, Decoração
tom sobre tom na decoração

Do universo fashion até o arquitetônico, o tom sobre tom está presente em diferentes tipos de mercados..

Para a decoração, esse recurso visual surge como um espaço seguro para aqueles que não estão muito confiantes em realizar combinações que utilizam cores diversas, mas, além disso, ele também é um símbolo de sofisticação e elegância.

Para a moda, a utilização de tom sobre tom é um clássico que nunca deixou o mercado na mão.

Ao partir para o universo decorativo, o recurso segue com a mesma premissa: um clássico que possibilita tornar os espaços elegantes e sofisticados de uma forma simples e prática (o que não quer dizer que é fácil!).

Antes que você se questione, é possível, sim, deixar um espaço incrível e único utilizando essa técnica, sem que o ambiente pareça monótono ou sem vida. Mas, para que o tom sobre tom ocupe o seu espaço na decoração, é essencial que isso seja feito de forma harmoniosa.

Separamos, então, algumas dicas e exemplos para exemplificar o que queremos dizer com harmonia e mostrar as possibilidades que você tem para deixar os seus projetos de decoração ainda mais deslumbrantes.

Aqui você vai conferir:

  • As super vantagens da utilização do tom sobre tom na decoração!
  • Os cuidados necessários para que a decoração não fique “chata”;
  • A relação do tom sobre tom com o estilo minimalista.

Vamos lá?

Antes: as vantagens do tom sobre tom!

Se você nunca teve contato com ambientes que utilizam essa técnica visual, ou nunca reparou se ela estava presente ou não, deve estar imaginando espaços monocromáticos e pesados, tristes, até mesmo tediosos.

Mas, calma!

A aplicação do tom sobre tom no décor, quando feita de forma cuidadosa e profissional, pode dar um toque especial aos ambientes.

Além disso, o tom sobre tom possui vantagens incríveis para a criação dos espaços! Entenda aqui um pouco do que estamos querendo dizer com isso:

1. Unidade visual

Uma das grandes vantagens em se optar por esse recurso de utilização das cores na decoração é a unidade visual que ele pode trazer para os ambientes. 

É inegável que cores iguais ou parecidas, quando utilizadas em um mesmo local, podem trazer essa sensação de que tudo está interligado.

Sabemos o quanto é difícil criar essa harmonização com combinações de cores diferentes, o que torna tudo muito mais fácil com a utilização do tom sobre tom, afinal, é a mesma cor, basta saber quais são os tons que você deseja trazer para a decoração.

2. Espaço seguro

Se você não é um profissional de decoração de interiores e está acompanhando esse conteúdo porque gosta das temáticas que envolvem a decoração, ou se gosta de arriscar na decoração da sua casa, essa provavelmente é a maior vantagem para você!

Claro que muitos profissionais também fazem uso da técnica que estamos discutindo aqui, não por ser um recurso seguro, mas pela estética que possui.

E sim, a aplicação do tom sobre tom exige cuidado e uma experiência profissional para que seja construído um ambiente verdadeiramente harmonioso.

No entanto, não podemos negar: utilizar o tom sobre tom é uma das formas mais seguras de utilizar as cores na decoração. Você opta por uma cor-base e segue com tons parecidos, com algumas diferenças de texturas, e pronto!

Por isso, amadores da decoração de interiores podem apostar nesse recurso para deixar os ambientes incríveis.

No fim, a técnica evita os erros de combinações entre cores, sendo uma aposta muito mais precisa para criar harmonia nos ambientes.

3. Harmonização

E, falando em harmonia, é essencial mencionar que uma grande vantagem de projetos decorativos que fazem uso do tom sobre tom está na facilidade de harmonização.

É muito mais fácil criar um espaço harmonioso, já que os tons utilizados conversam entre si.

Porém, é importante tomar cuidado com toda essa segurança que o recurso traz. Mas logo falaremos sobre isso.

4. Atemporalidade

Além de todas as vantagens que citamos, ainda temos a questão da atemporalidade que esse recurso visual possui.

É inegável que a utilização do tom sobre tom ultrapassa a barreira do tempo, tanto na moda como na decoração.

A vantagem aqui está no fato de que as cores nunca saem de moda, já que estão intimamente ligadas ao gosto pessoal.

É claro que, com o passar do tempo, temos algumas cores que ocupam mais os espaços, visto que existem as “cores do ano”, por exemplo, que são definidas pela Pantone.

Ou seja, também existem tendências de cores, mas nós nunca anulamos as outras cores simplesmente porque uma está em alta, certo?

É por isso que, mesmo assim, a atemporalidade que cerca o tom sobre tom é única.

Além de ser um recurso que não fica cansativo aos olhos, ele permanece atual conforme o tempo passa.

Mas tome cuidado!

As vantagens são muitas e, apesar de ser um espaço seguro do décor, no qual acaba sendo mais fácil harmonizar e utilizar as cores. É necessário tomar cuidado para não tornar o ambiente monótono e triste.

Existe uma linha tênue entre uma decoração sofisticada, que utiliza o tom sobre tom, e uma decoração triste.

A escolha dos tons deve, então, ser feita com cuidado, visto que esses tons não devem ser tão próximos um do outro.

Assim, você mostra mostra que existe, sim, diferença entre cada um dos objetos, revestimentos, paredes e adornos, e que a aplicação de tom sobre tom é intencional.

Confira abaixo alguns exemplos de ambientes que podem inspirar os seus projetos e tornar a sua decoração um grande exemplo de utilização de tom sobre tom:

Perceba que nos exemplos, apesar de termos alguns ambientes mais monocromáticos, com foco em tons mais parecidos, essa não é uma regra.

É possível trazer outras cores para o décor, mesmo apostando no tom sobre tom.

Se a sua intenção não é criar um ambiente monocromático, você pode trazer um revestimento com bastante contraste com a cor principal, por exemplo. 

Saiba mais sobre a criação de ambientes monocromáticos clicando aqui!

A relação com o minimalismo

Apesar de poder ser aplicada em qualquer ambiente e seguindo qualquer estilo de decoração, a técnica de tom sobre tom tem uma relação íntima com o minimalismo. Isso porque existe essa concepção de praticidade e de simplicidade em utilizar uma única cor na decoração, com tons diferentes que dão vida ao espaço.

tom sobre tom na decoração
Fonte: Menu – Scandinavian Home Decor (Pinterest) 

Nesse caso, percebemos diferentes tons de cinza em um ambiente com poucos adornos e com uma estética minimalista, em um estilo escandinavo.

Então que tal saber mais sobre como aplicar o minimalismo na sua decoração? Temos alguns conteúdos que podem ajudar:

Construindo ambientes minimalistas e elegantes!

A importância do minimalismo para a arquitetura.

O que você achou do tom sobre tom?

Se você é um profissional da área de arquitetura e design de interiores, já deve conhecer esse recurso.

Portanto o conteúdo serviu muito mais como uma inspiração, certo?

Mas qual é a sua visão sobre a utilização do tom sobre tom na decoração? É arriscado? É seguro demais? Conte para a gente nos comentários!

Estamos sempre abertos para  ouvir a voz dos profissionais e das pessoas que se interessam por decoração de interiores! 

Continue acompanhando o nosso blog para mais conteúdos sobre tendências e confira as novidades em produtos exclusivos de grandes marcas do mercado.

Em nosso Instagram, também trazemos conteúdos sobre revestimentos e dicas de decoração para aplicar nos seus projetos!