fbpx

Lazer, trabalho e descanso: a casa é multidisciplinar!

Por 30 de março de 2020Decoração
decoração de ambientes funcionais

Espaços flexibilizados, híbridos, com diversos objetivos em um só. Essa é a definição de um lar nos dias atuais, onde trabalho, lazer e descanso caminham juntos em espaços cada vez mais dinâmicos.

Se antes o lar era bem dividido, hoje os espaços estão cada vez mais integrados. 

Muito além da famosa cozinha americana, com espaços integrados, hoje a casa possibilita fugir dos padrões estabelecidos de que cada espaço possui um objetivo.

A customização é a chave da decoração e do planejamento dos espaços da casa moderna, sempre buscando o bem-estar de cada um dos indivíduos e com foco em macrotendências como o consumo consciente e o foco na sustentabilidade.

É importante afirmar que toda essa questão surge como uma tendência que se destaca pelas mudanças na forma de viver e no comportamento social. Estamos passando por uma revolução na forma de consumir e viver no mundo e, é claro, isso modifica a forma como construímos o lugar onde moramos.

E, em 2020, essa transformação do nosso lar se torna uma tendência cada vez mais forte, por isso, é essencial entender quais pontos devem ser levados em consideração para acompanhar essa renovação da forma de decorar.

Antes de tudo… personalidade!

É muito importante salientar que, independentemente do estilo que será seguido na decoração, é primordial que a personalidade e a essência de quem está contratando o projeto seja mantida.

Ou seja, casas minimalistas, românticas, maximalistas ou inspiradas em diferentes culturas podem e devem ser multidisciplinares, mas sem esquecer de que, no fim das contas, precisam agradar ao cliente final.

Por isso, cada uma das dicas que vamos trazer aqui, para que você crie uma casa que siga essa tendência, pode ser aplicada de acordo com a necessidade e personalidade de cada projeto de decoração de interiores.

Então, vamos entender quais são as características dessas casas do futuro?

Funcionalidade é a palavra de ordem

Vivemos uma vida agitada, cheia de compromissos… por isso, queremos cada vez mais que as nossas casas tornem a nossa vida mais fácil.

Dessa maneira talvez uma das maiores mudanças na décor de residências seja em relação à funcionalidade. Nada é planejado sem que traga um benefício prático para o dia a dia das pessoas que irão viver no local.

Isso não quer dizer que a beleza de revestimentos e outros adornos que podem compor a decoração não possa ser aplicada! E, sim, que os espaços em si devem servir aos seus moradores e às suas necessidades.

Portanto, é essencial apostar em ambientes que façam parte do cotidiano das pessoas.

Por exemplo, pessoas que trabalham em casa, uma prática comum nos dias atuais, precisam de escritórios confortáveis, ou uma sala de estar que seja mesclada a um escritório. Ou alguém que receba muitos amigos em casa e goste desse tipo de reunião precisa de um espaço para reunir essas pessoas, como um projeto que traga esse hibridismo entre sala e cozinha.

Abaixo, você consegue visualizar um projeto que reúne em um grande espaço, a cozinha, a sala de jantar e um pequeno escritório. Na imagem seguinte, temos a cozinha, a sala de estar e a sala de jantar em um único espaço.

Fonte: Casa e Jardim
Fonte: Blog Urbs

É importante lembrar que espaços pequenos também exigem muita funcionalidade, visto que precisamos aproveitar o espaço disponível.

Fonte: Decor Fácil

A tecnologia está a nosso favor!

Outra grande tendência da decoração de interiores, principalmente no que diz respeito à essa mudança na decoração residencial, está no uso da tecnologia.

Hoje, é possível automatizar diversas atividades do nosso dia a dia, tornando aquilo que comentamos há pouco, sobre tornar o nosso cotidiano mais fácil e funcional, uma realidade.

As automações residenciais estão em alta e estarão cada vez mais presentes na decoração de interiores. Seja com cortinas acústicas, elementos que absorvam o calor para deixar a casa mais quente e aconchegante ou aplicativos que acendam e apaguem as luzes, por exemplo.

Respire e relaxe!

Estamos vivendo um momento de supervalorização das nossas casas, também por conta da vida agitada das grandes cidades e do excesso de trabalho. Por isso, queremos descansar ao entrar em nossos lares e ter um tempo confortável e relaxante. 

Na decoração, isso já é uma tendência que vem tomando força há alguns anos. A casa vista como um refúgio do mundo externo é, hoje, uma verdade que deve ser levada em consideração na hora de planejar os projetos.

Tendências como os banheiros vistos como pequenos spas, a conexão com a natureza, a utilização de cores que remetem ao bem-estar e até mesmo a inserção da personalidade de cada indivíduo acima dos estilos de decoração, são essenciais para a decoração de espaços residenciais.

Abaixo, você consegue visualizar como alguns ambientes trazem essas características de forma a fazer com que a decoração tenha um papel importante na criação da sensação de bem-estar.

Fonte: Revista Casa Linda
Fonte: Viva Decora
Fonte: Limaonaagua

Multidisciplinar, mas sem deixar de ser lar

Entendeu como estamos priorizando cada vez mais uma decoração que traga praticidade para as nossas vidas? Mas, ao mesmo tempo, nunca estivemos tão conectados com esse refúgio que chamamos de casa?

Esta é a casa do futuro! Um espaço que conversa com diversos setores da vida de cada indivíduo, mas que privilegia cada vez mais a sensação de bem-estar.

A decoração de interiores muda o tempo todo e está muito atrelada ao nosso comportamento como sociedade. Por isso, todos os profissionais da área de arquitetura e design de interiores devem estar conectados com cada uma das tendências de consumo para conseguir entender como trabalhar e planejar a decoração dos ambientes.
Gostou do nosso conteúdo? Continue acompanhando o blog da Tanto para mais tendências, dicas de produtos e outras novidades do universo decorativo. Siga também o nosso Instagram para não perder nenhuma novidade.