fbpx

Internos ou externos: a beleza dos painéis cerâmicos na decoração de interiores

Por 17 de julho de 2020Blog, Decoração
Painéis cerâmicos ou painéis de azulejos na decoração de interiores

A arquitetura e a arte decorativa datam de uma longa história nas construções brasileiras. Desde o início da história da arquitetura brasileira, os painéis decorativos de revestimentos ocupam um papel central nessa linha do tempo. E apesar dos altos e baixos, os revestimentos decorados que formam painéis que mais parecem obras de arte, estão novamente entre as principais tendências do uso de revestimentos nos projetos de decoração.

Você deve lembrar que nós já comentamos por aqui o quanto os azulejos decorados fazem parte da nossa história na arquitetura. Tudo teve o seu início lá no século XVIII, quando o estilo barroco dominava os edifícios brasileiros.

Entenda mais sobre a história dos revestimentos no Brasil neste conteúdo >

E grandes nomes do design brasileiro estiveram envolvidos na popularização dos painéis decorativos e nos revestimentos com aplicações artísticas. Athos Bulcão e Oscar Niemeyer são dois exemplos singulares dessa prática.

Foi assim que os painéis entraram no gosto do brasileiro na hora de decorar, principalmente quando falamos de fachadas externas. As obras da parceria entre Bulcão e Niemeyer estão entre as grandes referências deste tipo de trabalho.

Museu Oscar Niemeyer – Curitiba – PR
Museu Oscar Niemeyer – Curitiba – PR
Brasília Palace Hotel – Brasília – Painel Athos Bulcão

Athos foi responsável por dar cor e vida ao cinza do concreto de Oscar Niemeyer, mostrando a importância da inserção da arte na decoração.

Mas, outros artistas surgiram na história da azulejaria brasileira, inspirando as gerações seguintes a criarem painéis deslumbrantes. É o caso de Roberto Burle Marx, que trouxe uma presença artística única para os seus painéis.

Apesar de não estarmos aqui para falar sobre a história da azulejaria, é importante que reconheçamos a beleza da arte produzida pelos grandes nomes da nossa arquitetura. Além de conseguirmos contextualizar de onde vem essa paixão (que é antiga), podemos exaltar o trabalho do nosso povo, o que é igualmente essencial.

Essencial também para entender como os painéis podem ser aplicados externamente (como nos exemplos que trouxemos), mas também internamente.

Já sabemos que os azulejos funcionam muito bem para fachadas de edifícios, mas é relevante ressaltar que eles podem, e devem, ser aplicados na decoração interna.

E tudo isso só demonstra o quanto os azulejos trazem personalidade e uma beleza artística para os ambientes.

Interno e externo: as possibilidades da utilização de azulejos na decoração

Depois de entender o quanto a história dos azulejos foi importante para chegarmos até aqui, queremos te mostrar como é possível, com revestimentos atuais, trazer essa estética para qualquer tipo de decoração, das residenciais até as comerciais. A ideia aqui é mostrar alguns ambientes, tendências e opções de produtos de designers nacionais que podem complementar o seu décor.

Vamos lá?

Patchwork

O patchwork é uma tendência que ganhou força no mercado de decoração de interiores em 2018. Com a utilização de azulejos com design diferente, eles trazem uma estética divertida para os ambientes. Confira algumas inspirações:

Fonte: Tanto
Fonte: Pinterest

Nós falamos sobre essa tendência, na época, aqui >

Patchwork Gold – Decortiles

Fonte: Decortiles

Uma opção em Patchwork é o Gold da Decortiles, que traz uma estética vintage, mas cheia de elegância para a decoração.

Clique aqui e confira mais informações sobre o produto >

Painéis… no piso?

Você também pode fazer a criação de painéis, utilizando azulejos, no piso da sua decoração. 

É o caso do Patchwork Brenta Multicolor da Colormix, uma opção que tem o poder de trazer sofisticação, através de azulejos com um toque artesanal.

Fonte: Tanto

Calu Fontes

Com foco no desenvolvimento de revestimentos artísticos, a Calu Fontes é uma das grandes referências modernas do azulejo decorado, e traz a possibilidade da idealização de painéis magníficos.

Confira alguns produtos da Calu Fontes:

Fonte: Tanto – Calu México Roxo – Decortiles
Fonte: Tanto – Calu Mar Arabesco – Decortiles

Paulo Niemeyer

Seguindo os passos de seu avô, Paulo Niemeyer também é uma das grandes referências do design nacional. 

Recentemente, fez o lançamento da Coleção Infinito, revestimentos que remetem às linhas dos desenhos de seu avô. 

Fonte: Studio Decortiles Eliane

Falamos um pouco sobre esse lançamento e mais sobre o trabalho de Paulo Niemeyer aqui! >

O segredo para um painel incrível

Mas agora que você já tem noção sobre os produtos e possibilidades de aplicação na decoração, é importante entender qual é o segredo dos painéis.

E é muito simples, está tudo envolvido com a paginação.

Essencial para qualquer tipo de aplicação de revestimento, é através da paginação, ou seja, do planejamento sobre como o revestimento será aplicado, que será possível criar uma estética única para os projetos. 

Confira aqui uma matéria explicativa sobre as possibilidades de paginação de revestimentos >

E aí, gostou do conteúdo?

Esperamos que você tenha aproveitado e se inspirado com o conteúdo!

Continue acompanhando o nosso blog para não perder nenhuma tendência da decoração de interiores.