fbpx

Ilusões elegantes: revestimentos que provocam ilusão de ótica são tendência no mercado da decoração

Por 11 de setembro de 2020Blog, Decoração
Ilusão de ótica na decoração: revestimentos que imitam materiais naturais

Não é de hoje que os revestimentos cerâmicos estão trazendo em sua estética a imitação de materiais naturais. Madeira, aço, rochas e até mesmo o mármore já ocuparam espaço no design dos porcelanatos e outros revestimentos do mercado de decoração. Mas para trazer realismo para essas peças, é necessário investir e utilizar a ilusão de ótica ao nosso favor.

Com o passar do tempo, surgiu a necessidade de tornar estes revestimentos ainda mais reais!

É por isso que as grandes fabricantes de cerâmicas investem cada vez mais em alta tecnologia na produção das suas peças.

  • Mas de onde vem essa tendência? 
  • Qual é a tecnologia que faz com que os revestimentos sejam mais reais e proporcionem essa ilusão de ótica? 
  • Quais são os produtos disponíveis no mercado para inseri-los na sua decoração?
Peroba HD Hard Portinari
Fonte: Cerâmica Portinari – Revestimento do piso – Peroba HD Hard

Se você tem interesse em entender um pouco mais a fundo sobre este universo que vem dominando o mercado da decoração e quer arrumar argumentos para defender a utilização destes revestimentos incríveis no seu projeto, continue a sua leitura!

Ilusões necessárias: por que trazer revestimentos que imitam materiais naturais?

A tendência de focar na ilusão de ótica dos revestimentos, fazendo com que eles pareçam cada vez mais com materiais naturais tomou força nos últimos tempos por duas razões:

  1. Em primeiro lugar, o fato de que utilizar a matéria-prima natural vai contra os atuais discursos, bem como as ações, em defesa da natureza e da sustentabilidade. Sendo assim, os revestimentos passarem a imitar os materiais como a madeira, por exemplo, para se adequar ao novo cenário e a tendência sobre sustentabilidade.
  2. A segunda razão diz respeito à necessidade, encarada nos últimos anos, de inserirmos a natureza dentro de casa, sem prejudicá-la de alguma maneira.

Saiba mais sobre sustentabilidade na decoração clicando aqui! >

Saiba mais sobre a inserção da natureza na decoração aqui! >

Mas não é de hoje que o investimento das grandes fabricantes de cerâmica foca no realismo das suas peças. Desde 2018 essa tendência vem ganhando força e recebendo novos investimentos tecnológicos para chegar ainda mais perto da aparência da matéria-prima original.

Em 2019, os eventos de decoração apostaram fortemente na imitação dos materiais naturais.

Este ano essa tendência se confirmou ainda mais com os lançamentos de diversas marcas de revestimentos. Durante a Expo Revestir de 2020, a ilusão de ótica ocupou espaço nos catálogos das fabricantes.

Ou seja, a ilusão de ótica que esses revestimentos trazem, essa sensação de “parece, mas não é”, é essencial nos dias atuais. Estamos passando por fases importantes no mercado da decoração, principalmente no que diz respeito à consciência ambiental.

Portanto, estar por dentro dessas tendências é essencial.

Tecnologias ganham espaço: impressão HD e alto relevo 

Revestimentos
Fonte – Reprodução: Casa Abril

Existem duas tecnologias, hoje, que ganham destaque no mercado de revestimentos e que conseguem transmitir toda a essência dos materiais naturais em cerâmicas. 

A primeira delas é a tecnologia de impressão HD

Não é necessariamente uma tecnologia nova no mercado, mas está em constante desenvolvimento. 

De acordo com a Ceusa, essa tecnologia é basicamente “um sistema de decoração com auxílio de uma impressora digital em revestimentos cerâmicos e porcelanatos. Possui alta definição (HD = high-definition) superior às decorações tradicionais utilizadas no mercado, como rotocolor e silck screem/ serigrafia.”.

A outra aposta é a do alto relevo

Outra tecnologia que vem ganhando muito espaço no mercado é o alto relevo. Para trazer os veios da madeira ou do mármore, por exemplo, de forma realista, ou até mesmo a demonstração de uma madeira talhada, essa tecnologia é a que proporciona este tipo de trabalho nos revestimentos cerâmicos.

Os revestimentos em alto relevo podem ser de porcelanato, cerâmica, gesso e até mesmo concreto arquitetônico como no caso de algumas marcas específicas e são conhecidos também pelo nome 3D Board.

Ilusão elegante: opções de revestimentos do mercado

Alguns revestimentos que criam a sensação de ilusão de ótica se tornaram queridinhos de arquitetos e designers de interiores nos últimos anos.

Seja os que utilizam tecnologia de impressão HD ou em alto relevo, a verdade é que eles transformam qualquer ambiente! 

Vamos conferir quais são as opções do mercado?

Távola – Cerâmica Portinari

Um dos grandes lançamentos da Portinari nos últimos anos, o Távola já se tornou um clássico moderno.

O porcelanato possui um efeito incrível de alto relevo, tornando essa peça uma verdadeira obra de arte do mercado de revestimentos.

Cerâmica Portinari - Távola
Fonte/Reprodução: Cerâmica Portinari – Revestimento Távola

Confira mais informações sobre este produto em nosso site! >

Painel Shou Sugi Ban – Castellato

A beleza da madeira com um aspecto queimado que traz um charme único para o ambiente. A Castellato traz o Shou Sugi Ban como uma verdadeira peça de personalidade para os projetos decorativos.

Fonte/Reprodução: Castelatto – Painel Shou Sugi Ban

De acordo com a fabricante, “a linha Shou Sugi Ban é inspirada em uma antiga técnica japonesa que tem como objetivo proteger a madeira por meio da queima de suas camadas superficiais, causando um efeito único.”.

Saiba mais sobre este revestimento clicando aqui! >

Canova Calacata – Cerâmica Portinari

O mármore é sinônimo de sofisticação. Mas muito mais prático do que a matéria-prima original, apostar em um porcelanato que faz uma imitação fiel pode ser uma aposta muito mais assertiva.

Portinari revestimentos
Fonte/Reprodução: Cerâmica Portinari

Essa peça é inspirada no clássico mármore Calacata Machiavechia.

Saiba mais aqui >

Gostou das opções?

Viu só? É possível trazer a essência da matéria-prima, através dos revestimentos cerâmicos, sem agredir a natureza e com muito mais praticidade.

A tecnologia para criar a ilusão de ótica nos revestimentos evolui cada vez mais, para entregar um realismo único para essas peças e proporcionar a criação de projetos ainda mais deslumbrantes e práticos, que conversem com as tendências atuais.

Esperamos que você tenha aproveitado o conteúdo e que tenha sido rico para a criação dos seus próximos projetos de decoração. Continue acompanhando o nosso blog para mais dicas sobre as maiores tendências do mercado.