fbpx

Design de interiores: a arte de criar personalidades

Por 6 de junho de 2018Decoração
43ee18b65195dd681b07649dc2f4ab65

Um espaço em branco, as suas linhas, curvas e ângulos. Na cabeça do arquiteto, as ideias fervilham, prontas para preencher o ambiente, dar as suas cores, texturas e personalidade. Mais do que planejar. Os profissionais do design de interior tem como missão conseguir criar personalidades para cada m² de uma casa, apartamento ou qualquer outro imóvel. Quando vemos um projeto executado, mal podemos imaginar todas as ideias e conceitos que fizeram com que o projeto chegasse até o seu resultado final.

Quando falamos de personalidade na arquitetura e design de interiores, precisamos destacar que há alguns elementos que precisam estar em harmonia: a personalidade do morador, o estilo do arquiteto e, claro o local e características do imóvel. Quando existe um equilíbrio em todas estas componentes, o resultado é de tirar o folêgo. Trabalhar numa personalidade, criar ambientes e se destacar é um desafio que os profissionais aceitam diariamente para propor novas ideias, tendências e estilos.

 

Ambientes com personalidade

A rotina no escritório pode ser alucinante e, muitas vezes, um profissional pode se ver trabalhando em modus operandi no qual não há muito espaço para inovações ou grandes ideias. Apesar de ser uma atitude bastante comum, é preciso conseguir vencer este movimento e buscar sempre espaço para se inspirar, pesquisar e criar.

Projetos com personalidade exigem um trabalho intenso de pesquisa. É fundamental conhecer bem o morador daquele espaço, ouvir as suas ideias, pensar o que funciona e surpreendê-lo com novas propostas. Para que isso aconteça, é preciso estar por dentro das tendências, dos novos materiais e estilos. Além disso, é indispensável conhecer o imóvel ou espaço. Entender a área onde está situado, conhecer os elementos naturais que podem ser absorvidos e o que pode ser adicionado de forma a elevar ainda mais o resultado final. Seguindo esses três pontos, é possível criar uma personalidade única para cada projeto e sempre inovar no resultado final.

 

Fonte: Archdaily

Fonte: Archdaily

 

Ideias que inspiram

Em um momento onde milhares, ou melhor, milhões de imagens são apresentadas, acaba por ser necessário fazer uma curadoria própria com temas e estilos que inspiram. Quando fomos desenvolver este conteúdo, sobre a arte de criar personalidades nos projetos, uma palavra nos veio em mente: Rio de Janeiro. Apesar das manchetes negativas comuns nos telejornais, a Cidade Maravilhosa guarda preciosidades da arquitetura brasileira (moderna e contemporânea) que merecem destaque, principalmente pelo fato de somar todos os pontos apresentados no tópico anterior.

 

É difícil ter ideias para a decoração de inverno da sua casa? Clique aqui e acesse um conteúdo exclusivo e gratuito que vai te inspirar!

 

Não estamos falando apenas de projetos tropicais, no estilo para inglês ver ou para turista, pelo contrário, há muitas casas e apartamentos que valorizam as tendências, estilos e arquitetura brasileira. Sem falar na capacidade de absorver a natureza presente na cidade, que muitas vezes parecem invadir os ambientes, com folhagens enormes que abraçam os moradores.

 

Fonte: Casa Vogue

Fonte: Casa Vogue

 

Fonte: Casa Vogue

Fonte: Casa Vogue

 

Fonte: Casa Vogue

Fonte: Casa Vogue

 

Elementos naturais: mais do que uma tendência

Já que falamos de uma cidade que respira natureza, não podíamos deixar de fora o assunto elementos naturais na decoração. Aqui englobamos inúmeros itens que podem dar um toque orgânico a casa. Revestimentos com aparência de madeira, pedra ou mármore em pequenos ou grandes formatos garantem personalidade ao projeto. Atualmente, é possível trabalhar com diferentes texturas de aspecto natural para deixar um ambiente mais acolhedor, moderno e com personalidade. Quando falamos de elementos naturais, também não podemos deixar de lado as diferenças sazonais. Que podem e devem ser exploradas na decoração. No inverno, por exemplo, podemos pensar em têxteis que aquecem a casa, no toque da madeira para dar mais aconchego e em uma iluminação indireta que aquece os cômodos.

 

Fonte: Planete-deco

Fonte: Planete-deco

 

Fonte: Deco Depa

Fonte: Deco Depa

 

Jogar com os elementos naturais, brincar com a mudança das estações, trabalhar a vista de um apartamento, destacar o seu estilo e pensar na personalidade do morador. É saber somar os elementos certos para ter um projeto de sucesso.

Os elementos que remetem aos materiais naturais ainda podem trazer um aspecto rústico para o seu ambiente. Claro, ao harmonizar de forma correta você não perde a chance de trazer também a modernidade.

Quer saber mais como explorar as tendências do inverno para o mundo da decoração e design de interiores? Continue acompanhando o blog da Tanto para saber mais.