fbpx

Decoração de varanda: 5 dicas para reformar o espaço

Por 28 de novembro de 2017Decoração, Revestimentos
varanda decorada

Quem não deseja ter um espaço ao ar livre para relaxar ou receber os amigos? Este é o caso da varanda que, tanto em casas, quanto em apartamentos, é uma ótima alternativa para apreciar os bons momentos.

Atualmente, esse espaço tem feito muito sucesso, principalmente, entre os profissionais da área de arquitetura e design interiores. Isso porque, com a atenção especial, essas áreas podem se tornar ambientes sofisticados e, inclusive, contribuir para a valorização de um imóvel. Para criar um projeto incrível, você deverá considerar uma série de detalhes, como a paleta de cores ideal, os revestimentos e a escolha certa dos móveis. Vamos descobrir mais?

Pensando nisso, criamos esse post com as principais dicas de decoração de varanda para você produzir um espaço surpreendente. Confira abaixo:

1. Defina uma paleta de cores interessante

Imagem: arquitrecos.com

Imagem: arquitrecos.com

Provavelmente, você já deve imaginar que as cores têm um papel fundamental em qualquer decoração, certo? Com a composição da varanda, isso não seria diferente! Apesar de ser um ambiente considerado pequeno, há a possibilidade de selecionar uma paleta de cores interessante e que ajude a deixar o visual harmônico.

Por isso, pense em tonalidades mais alegres, como o laranja, o verde ou o azul. Intensos, esses tons são ótimos para transmitir a sensação de energia e vigor.

Para que o resultado não fique carregado demais, a dica é escolher uma única parede para receber uma pintura neutra e suave. Tintas nas cores branca, cinza ou bege são excelentes exemplos para a combinação.

2. Busque pelos melhores revestimentos

Imagem: casa.abril.com.br

Quando o assunto é a área externa, como a varanda, a escolha de bons revestimentos faz toda a diferença no projeto. Além de embelezar o espaço, esses materiais são ótimos para proteger a estrutura da residência.

Portanto, a melhor dica é buscar por opções de qualidade que ofereçam resistência e praticidade na manutenção. Para o piso, boas opções são os modelos com função antiderrapante, que em sua maioria, são os porcelanatos ou cerâmicos. Caso você queira dar ao projeto um toque rústico, existe a possibilidade de utilizar pedriscos ou incluir peças que imitam madeira na superfície.

Já nas paredes, é possível investir no uso de pastilhas ou azulejos em diferentes padronagens. Este é o momento para você soltar a criatividade e criar um projeto exclusivo. Lembre-se, porém, de escolher materiais que se encaixem com o restante da decoração.

3. Use vasos de plantas na decoração

Imagem: fernandamarques.com.br

Quando o assunto é a decoração de varanda, as plantas são peças fundamentais na composição. Encontradas em diversas espécies e tamanhos, elas são ótimas escolhas para quem quer levar mais cor, alegria e incluir um toque de frescor no espaço.

Em geral, as varandas apresentam metragem reduzida e, por conta disso, muitas pessoas não sabem como usar esses elementos no ambiente. Aqui, a dica, é apostar nos vasos suspensos ou aproveitar a extensão de uma parede vazia.

Neste último caso, você poderá criar um moderno jardim vertical, também conhecido como painel vivo, que nada mais é do que um conjunto de vasos pendurados por ganchos. Se você quiser um resultado ainda mais original, faça a instalação com prateleiras ou jardineiras específicas para essa finalidade.

 

4. Inclua móveis para ter mais conforto

Imagem: casa.abril.com.br

Com projetos cada vez mais inovadores, é comum encontrarmos varandas que são usadas como espaço gourmet ou que sejam compostas por churrasqueiras e balcões. Ótimos para receber os convidados, esses ambientes necessitam de uma estrutura melhor elaborada para proporcionar conforto e acolhimento a todos.

O recomendado é procurar por uma mobília funcional e que também decore a área. No mercado, há uma extensa variedade de banquetas e mesas laterais, em diferentes estilos e cores. No caso de varandas maiores, o uso de sofás também é muito bem-vindo! Para não errar na compra, escolha por modelos de tonalidades neutras e com design descontraído. O uso de materiais em fibra sintética é excelente para prolongar a vida útil do móvel.

5. Lembre-se da iluminação

Imagem: decorfacil.com

Por fim, não se esqueça de dar atenção ao projeto luminotécnico. Esse detalhe é ideal para estilizar a sua decoração e, claro, oferecer segurança durante a noite. A iluminação da varanda deverá ser pensada de forma estratégica, posicionando as lâmpadas de acordo com a necessidade dos moradores.

Em geral, a luminosidade desse espaço deverá ser mais suave, evitando o incômodo efeito de “clarão”. Para isso, uma ótima sugestão é investir nos práticos e modernos spots de luz. Se você deseja um toque mais clássico e delicado, crie uma iluminação secundária, utilizando abajures ou arandelas, sobre as mesas laterais ou aparadores. O efeito será fantástico!

Viu, só? Projetar uma boa decoração de varanda pode ser mais fácil do que você imaginava! Agora, que tal aproveitar a oportunidade, entrar em nossa seção de produtos e conhecer os nossos materiais incríveis para vários ambientes?