fbpx

Decoração de interiores aliada ao bem-estar

Por 6 de março de 2020Decoração
bem-estarna decoração

Aliar o bem-estar a uma decoração elegante e sofisticada é uma das tendências de 2020, mas que já está presente no universo 

A valorização do prazer de estar em casa é uma tendência que cresce cada dia mais. Com os dias agitados que levamos no mundo externo, o que queremos, ao chegar em nossos ambientes privativos, é ter contato com a natureza e o bem-estar.

É exatamente por isso que a decoração de residências está se aproximando cada vez mais do décor de spas e outros ambientes que remetem à tranquilidade e ao relaxamento.

O estopim desse tipo de decoração de interiores surgiu a partir da grande valorização de tendências como o minimalismo, as tiny houses e os nômades digitais, ou seja, as mudanças comportamentais que as novas gerações estão passando, conforme afirmou Andrea Bisker em entrevista para a Casa Vogue.

São tendências macro que ditam a forma como vivemos e nos fazem mudar a forma como decoramos.

Confira alguns conteúdos que se relacionam com essa forte tendência de valorização do bem-estar para o design de interiores:

A vida lá fora: como deixar os espaços externos incríveis?

Como transformar o seu banheiro em um mini-spa?

A ideia desse “novo morar” é manter o equilíbrio e a harmonia criando espaços que permitam que as pessoas realmente encontrem momentos de relaxamento aliados ao conforto, evitando excessos. 

Porém, não devemos esquecer que é necessário manter a elegância, a sofisticação e a criatividade que qualquer projeto decorativo necessita. Por isso, trouxemos alguns exemplos de como criar ambientes incríveis sem perder a elegância e a sofisticação.

Vamos lá?

Bem-estar e decoração?

Pode parecer muito amplo falar em trazer bem-estar para a decoração, certo? Mas existem alguns segredos que podem ajudar a criar ambientes que privilegiam a sensação de se sentir bem em casa. Isso vai desde as cores que você utiliza nos projetos até os revestimentos…

1. A escolha do estilo de decoração

É importante deixar claro que alguns estilos de decoração podem acabar não colaborando para a criação de espaços em que você quer trazer a sensação de bem-estar. É o caso do maximalismo, por exemplo… o excesso de informações que esse estilo possui pode acabar criando um ambiente mais confuso do que relaxante.

Portanto, opte por estilos que trazem apenas o essencial, como o minimalismo e a decoração contemporânea, que possuem cores mais neutras e espaços mais abertos.

Ambiente espaçoso e minimalista
Fonte: Westwing
Apartamento Minimalista
Fonte: Globo.com
Minimalismo
Fonte: Globo.com
Fonte: DecorFácil

2. Ambientes abertos e com luz natural

Independentemente do estilo de decoração, deixar a luz natural entrar e optar por espaços abertos e amplos é ideal para criar a tão almejada sensação de bem-estar.

Fonte: Tanto
Fonte: Tanto
Fonte: Casa Claudia

Além de trazer mais luz, ambientes espaçosos e abertos proporcionam maior ventilação nas residências. Uma dica bastante relevante é optar pelo uso de cobogós nos ambientes – além de existirem diversos modelos no mercado, eles possuem um design incrível, que pode trazer um charme único para a decoração.

Confira aqui oito opções cobogós para os seus projetos de decoração de interiores!

3. As cores fazem a diferença

É essencial entender as sensações que as cores causam para conseguir aplicá-las de forma harmônica e que faça sentido com a personalidade de cada ambiente.

Para favorecer o bem-estar, é ideal focar em cores mais neutras, como o cinza, o branco e o bege, entre outras cores que não chamem muito a atenção nem causem muito desconforto.

Mas é importante lembrar que isso não quer dizer que você não possa trazer cores mais quentes para o décor e nem que você não deva criar projetos coloridos, pois fazer isso pode conferir, inclusive, um toque especial à decoração. Basta saber dosar e harmonizar as cores utilizadas para que tudo fique em perfeito equilíbrio.

Confira alguns ambientes para inspirar você:

Fonte: Pinterest
Fonte: Pinterest
Fonte: Pinterest
Fonte: O dia

4. A conexão com a natureza faz a diferença

Como grande parte dos profissionais sabe, há tempos que a natureza está ocupando os ambientes na decoração de interiores. Seja com plantas ou com móveis e revestimentos que possuem linhas mais orgânicas, investir nessa conexão do homem com a natureza é uma das melhores formas de transformar ambientes em verdadeiros refúgios de bem-estar.

Fonte: PolloShop
Fonte: Jornal de Brasília

Tendências como o Urban Jungle ou a Decoração Orgânica são boas apostas para quem está procurando se inspirar em ambientes que fazem uso de plantas e materiais que remetem à natureza.

5. O gosto pessoal nunca sai de moda

Investir um tempo do projeto em conhecer as pessoas que irão viver, cotidianamente, nos espaços que serão criados é primordial para qualquer arquiteto ou designer de interior. Geralmente, essa fase já faz parte de todos os trabalhos nos quais os profissionais se envolvem, mas o que é importante ressaltar aqui é que hoje em dia o gosto pessoal está tomando o lugar, inclusive, das tendências do universo decorativo. 

Aqui é muito importante reconhecer o papel do profissional de construir algo que agrade o cliente e que não seja apenas um espaço cheio de tendências e que sirva para uma foto de capa de revista.

Pronto(a) para se sentir bem?

Conseguiu visualizar algumas inspirações para os seus próximos projetos? E entendeu como é essencial que, atualmente, as casas sejam decoradas com o máximo de conforto e aconchego?

Para se tornar um lar, não basta apenas que o décor seja idealizado por meio de tendências, mas sim a partir da essência de seus moradores. É aí que as tendências entram e completam todo o projeto.

É importantíssimo acompanhar as mudanças nos comportamentos das pessoas para entender o motivo pelo qual o mercado também acaba mudando.

Por isso, continue acompanhando o nosso blog para ter acesso a outros conteúdos exclusivos da Tanto sobre a decoração de interiores. Siga-nos também no Instagram e não perca as novidades em produtos e tendências.