fbpx

Decoração de banheiro pequeno: o que fazer?

Por 6 de dezembro de 2019Decoração
Decoração de banheiro pequeno

Eles já foram espaços esquecidos da casa, mas hoje em dia, recebem uma atenção especial na hora de decorar. Nós já falamos por aqui sobre a tendência de banheiros spa, e como esses ambientes estão cada vez mais sendo aproveitados e utilizados nos projetos residenciais. Hoje, o banheiro é um ambiente para se passar um tempo e relaxar!

Mas, o que fazer quando você tem que decorar um banheiro pequeno? É possível criar um espaço de relaxamento, que seja elegante, tenha um aspecto confortável e pareça maior mesmo quando esse empecilho existe?

Essa é uma dúvida bastante comum, tanto de quem adquire um imóvel em que este espaço é reduzido, como dos profissionais de decoração de interiores que acabam com um projeto em que o banheiro possui pequenas proporções. E vale lembrar que, principalmente em apartamentos, muitas vezes, não é possível aumentar o espaço útil!

Mas, com as dicas certas é possível resolver esse problema!

Acredite, ainda é possível criar uma decoração charmosa, elegante e relaxante. E mais: você pode aumentar a sensação de amplitude através da decoração.

Nós separamos algumas dicas incríveis em parceria com a arquiteta Nana Nogueira, para mostrar para você como criar um espaço magnífico, sem que o espaço limite a criatividade na hora de decorar.

Vamos lá?

Refletindo grandeza

espelhos no banheiro
Fonte: Pinterest

Um dos segredos dos arquitetos e designers de interiores é trazer a aplicação de espelhos nos ambientes para aumentar a sensação de amplitude do espaço.

Mas claro, é essencial tomar cuidado na hora de aplicar o objeto no ambiente! O segredo aqui é posicioná-lo de forma que reflita o maior número de coisas possíveis. Assim, criará uma sensação de que o espaço é maior! 

Espelhos grandes no banheiro
Fonte: Pinterest

Além disso, existe a vantagem de que no banheiro é possível abusar na escolha do espelho. Portanto, traga um objeto que transmita a personalidade e o estilo que você quer dar no seu ambiente.

Você pode ousar ao aplicar um espelho no banheiro: pense em trazer um espelho para uma parede inteira, por exemplo. Assim, é possível transmitir a sensação de amplitude, mas também dar um toque especial no décor.

Na medida do seu gosto

Algo óbvio na decoração de qualquer ambiente é que se os móveis forem feitos sob medida, você com certeza terá um espaço de aproveitamento do ambiente muito maior.

Além disso, apostar em móveis sob medida darão à você um maior controle sobre o projeto.

Um segredo para trazer um móvel sob medida sem perder o charme do banheiro, mantendo a elegância e a sofisticação, é apostar em bancadas de porcelanato.

bancada de porcelanato no banheiro
Fonte: Pinterest Cerâmica Portinari

As bancadas de porcelanato são ótimas opções para quem quer uma decoração única. Além de serem sob medida, você ainda pode escolher o revestimento ideal para a sua bancada, harmonizando um móvel e tornando-o uma peça que se destaca na decoração.

Objetos arredondados

Outra forma de trazer charme a ainda criar uma sensação de mais espaço é optar por elementos arredondados na decoração.

Uma boa forma de inserir isso no seu décor é apostar em cubas com um design mais curvo. Como a Cuba Pérola, da Sabbia (confira na foto abaixo).

cuba pérola sabbia
Fonte: Sabbia – Cuba Pérola

Revestimentos

Um dos grandes segredos para criar uma sensação de amplitude está na escolha do revestimento. Além de ser uma das escolhas mais importantes para que o ambiente esteja harmonizado e transmita a personalidade e o estilo desejado. 

revestimentos para banheiros pequenos
Fonte: Pinterest

Optar por cores mais claras e tons neutros, por exemplo, trará a sensação de que o seu ambiente é maior!

revestimento com cor neutra
Fonte: Pinterest

Vale ressaltar que escolher opções de revestimentos retificados, também pode criar a mesma sensação. Como? 

Os revestimentos retificados possuem um espaço menor de rejunte, ou seja, acabam criando a sensação de que o revestimento é unificado e é exatamente essa sensação que faz com que o banheiro pareça maior.

Detalhes não são só detalhes…

A harmonização do ambiente deve ir do revestimento ao acabamento. Prestar atenção aos detalhes da decoração é essencial para que estes espaços não percam seu brilho.

Por isso, os metais para banheiro, assim como outros acabamentos, podem contribuir para fazer com que o décor se destaque. Hoje, existem muitos metais que possuem um design inovador e que podem ser considerados ótimos para finalizar a decoração.

Escolher a cuba certa, assim como escolher a torneira, o toalheiro, o cabide de toalhas e até mesmo o papeleiro, é importante para tornar a sua decoração única e encantadora.

E não se esqueça: muita luz!

A iluminação natural é essencial para aumentar a amplitude do banheiro. Além de dar a sensação de frescor, que o ambiente exige. 

Banheiro bem iluminado enfeitado com plantas e uma banheira pequena
Fonte: Pinterest

Pronto: banheiro pequeno não é mais desculpa!

Viu como é possível criar um ambiente maravilhoso mesmo quando ele possui pouco espaço? Esses segredos da decoração de interiores que nós revelamos aqui, podem te ajudar na hora de reformar ou de projetar um novo banheiro!

Quer acompanhar outros conteúdos sobre banheiros e novidades do mercado de decoração de interiores? Acesse o nosso blog!

E faça a sua inscrição abaixo para receber todas as nossas novidades!