fbpx

De onde veio e como é produzido o ladrilho hidráulico?

Por 14 de junho de 2019Decoração
ladrilho hidráulico

Apesar de ter voltado como uma tendência nos últimos anos, o ladrilho hidráulico é um revestimento com quase dois séculos de história. Para além da beleza, este material se destaca por manter praticamente o mesmo processo de fabricação artesanal. Por sua riqueza de cores, detalhes e formas, o ladrilho hidráulico garante personalidade a qualquer ambiente.

Seja na sala, na cozinha, lavabo ou até mesmo nas áreas externas, o ladrilho hidráulico pode ser usado em praticamente todos os ambientes da casa. Além da versatilidade de utilização, esse é um revestimento que pode ser incorporado em muitos estilos, desde os mais modernos até as casas mais rústicas.


A história do Ladrilho Hidráulico

A primeira menção ao ladrilho hidráulico foi em 1857, quando o revestimento foi apresentado como uma alternativa ao mármore, tão popular na época. Dez anos depois, a empresa Garret, Rivet i Cia apresentou o ladrilho hidráulico na Exposição Mundial de Paris. A grande novidade deste material é que, ao contrário da cerâmica, este piso não exigia qualquer tipo de cozimento na sua fabricação.

história do ladrilho hidráulico

A história do ladrilho hidráulico é totalmente relacionada a ascensão do modernismo, em especial na cidade de Barcelona. É possível encontrar o revestimento em edifícios históricos da cidade, como, por exemplo, a Casa Milá de Antoni Gaudí.


O processo de fabricação

Mesmo com toda revolução tecnológica, o processo de fabricação do ladrilho hidráulico permanece praticamente o mesmo há séculos. Entenda um pouco mais sobre como é feito este revestimento que é um verdadeiro artesanato.

  1. Cada desenho é feito em um molde de bronze único, separado por cores.
  2. Um quadro de ferro é usado para ajustar o molde, seguindo a forma da da borda do ladrilho.
  3. O molde é preenchido com uma mistura líquida a base de óxido de ferro, pó de mármore e cimento branco.
  4. O molde é retirado e o ladrilho recebe uma cobertura de mistura seca e, em seguida, uma mistura úmida.
  5. Com uma prensa hidráulica, o ladrilho é comprimido.
  6. É preciso deixá-lo descansando por 24 horas. Em seguida, o ladrilho hidráulico é submergido em água por 8 horas.
  7. Para terminar a cristalização do cimento,os ladrilhos hidráulicos ficam armazenados na sombra por 4 semanas.

Depois do período de quatro semanas, o ladrilho hidráulico já pode ser utilizado em qualquer espaço.


O ladrilho hidráulico na decoração

Do piso à parede, o ladrilho hidráulico é um revestimento que pode ser usado em diferentes cômodos da casa e com funções estéticas completamente diferentes. Seja como revestimento para cozinha ou para o lavabo, seja em um detalhe ou como atração principal do espaço, há infinitas possibilidades.

O ladrilho hidráulico é uma escolha que traz grandes vantagens para qualquer projeto. O material pode ser usado tanto nos pisos quanto em qualquer outra superfície, o que dá ao arquiteto ou designer maior liberdade de criação. A resistência é outro elemento diferencial deste revestimento. Além disso, os desenhos de cada peça podem ser aplicados de maneiras diferentes, trazendo sempre um novo resultado para o projeto.


Na cozinha

Por ser muito resistente, o ladrilho hidráulico é uma excelente escolha para as cozinhas. Além da durabilidade, eles garantem mais cor e leveza para o espaço. A utilização do revestimento pode ser tanto no piso quanto criando painéis nas áreas próximas ao fogão ou pia.

ladrilho hidráulico e cobogós na cozinha
Fonte: Pinterest
ladrilho hidráulico na parede da cozinha
Fonte: Dicas de Mulher

A facilidade para limpar é outra grande vantagem do ladrilho hidráulico. Além disso, o material é naturalmente antiaderente e não retém muito calor, algo essencial para as cozinhas.

Lavabos e banheiros

Apesar de ser um cômodo de extrema importância, banheiros e lavabos não costumam receber a devida atenção no quesito decoração. O ladrilho hidráulico é a escolha perfeita para esses ambientes, pois são antiderrapantes e práticos de limpar.

ladrilho hidráulico no banheiro
Fonte: Conexão Decor

Ladrilho hidráulico na sala

A Sala de jantar ou de estar não está entre as primeiras escolhas para o uso do ladrilho hidráulico. No entanto, o revestimento é uma excelente escolha para trazer cor e personalidade para o ambiente de uma forma descomplicada.

ladrilho hidráulico aplicado na sala de estar de forma criativa
Fonte: Pinterest

No projeto acima, o ladrilho hidráulico se destacada da madeira e forma uma verdadeiro tapete que invade a parede. A proposta é simples, mas traz um excelente resultado para a composição do ambiente.

Varanda Gourmet e áreas externas

Nada melhor do que chegar em casa após um longo dia de trabalho e aproveitar a área externa de casa. O ladrilho hidráulico é a escolha perfeita para trazer mais cor, seja próximo a churrasqueira e para contrastar com o verde da área externa.

ladrilho na varanda gourmet
Fonte: Pinterest

Que tal usar os ladrilhos hidráulicos na área da piscina e ducha? A proposta é trazer mais cor para as áreas molhadas e deixar os momentos de lazer ainda mais divertidos.

ladrilho hidráulico na piscina
Fonte: Pinterest

Criando um Patchwork

Cada ladrilho hidráulico é uma peça única. Por essa razão, muitos projetos usam o revestimento para criar um verdadeiro patchwork nos ambientes. Inspire-se com algumas propostas.

ladrilho hidráulico no banheiro
Fonte: Pinterest
ladrilho hidráulico no banheiro
Fonte: Pinterest
patchwork na cozinha
Fonte: Pinterest

Versátil, alegre, moderno e cheio de personalidade, o ladrilho hidráulico é um verdadeiro aliado para qualquer projeto. Acesse o blog da Tanto e descubra outros materiais que vão transformar o seu projeto.