fbpx

Como trazer elementos naturais e orgânicos para seus ambientes

Por 1 de março de 2018Decoração
Ambiente-Plantas

A vida nos centros urbanos é acelerada, cheia de compromissos em espaços internos e, de fato, com pouco contato com a natureza. A verdade é que estar perto de áreas verdes e elementos naturais tornou-se um verdadeiro luxo para muitas pessoas. No entanto, com algumas dicas de decoração é possível trazer a natureza para dentro da sua casa.

Deixar o décor mais orgânico não é uma tarefa complicado. O que é necessário é atenção para saber escolher os revestimentos, texturas, objetos e peças decorativas certas. Levar um pouco da natureza para casa é uma forma de criar um espaço mais aconchegante, que lhe ajuda a desacelerar e a curtir mais cada cômodo.

 

Revestimentos de aspecto natural

 

As linhas e tons da madeira, a textura das pedras e outros elementos orgânicos são a melhor escolha de revestimentos para quem quer mais natureza em casa.

Estes materiais ajudam a deixar o clima mais agradável, são aconchegantes e podem ser usados de diferentes formas.

 

  • Pedras: Em um primeiro momento, as pedras parecem ser algo muito rudimentar. Mas, hoje em dia, existem muitas opções de tons, texturas e acabamentos para estes revestimentos. Seja na parede, no chão ou em apenas alguns detalhes da casa, eles já dão o charme e toque natural necessário.

 

  • Madeira: Dos tons mais claros aos mais escuros, das opções mais polidas às texturas mais naturais, a madeira é, sem dúvida uma aposta certa para qualquer estilo de decoração. Ela pode estar presente nos móveis, nas superfícies, painéis e até na estrutura do cômodo, intensificando todo o aspecto orgânico que estes ambientes merecem.

 

fonte: Tanto Revestimentos

 

fonte: Tanto Revestimentos

 

 

Materiais naturais

Outra forma interessante de levar a natureza para dentro da sua casa é sabendo escolher os tecidos e materiais certos.

E, isso envolve muita coisa. Primeiro, é preciso considerar os estofados dos sofás, poltronas e cadeiras. Têxteis naturais garantem um aspecto mais confortável a casa e também ajudam nesta ideia de deixar tudo mais tranquilo.

Linho e algodão são sugestões interessantes, sempre em cores naturais e tons neutros.

Outros materiais que também podem ser usados em diferentes peças da casa são a palha e o vime. No entanto, é preciso ter cuidado para não criar um ambiente exclusivamente rústico, combinado?

 

fonte: Elena Thomsen

 

Deixe o verde invadir a sua casa

Não podíamos falar de natureza e deixar de ressaltar a importância das plantas. As áreas verdes são cada vez mais importantes nos espaços internos.

Seja uma casa ou apartamento, é muito importante garantir um cantinho dedicado a natureza e isso pode ser feito de algumas formas diferentes.

 

  • Jardim vertical:  Se falta espaço em casa, nada melhor do que apostar no jardim vertical. Ele pode ser montado em qualquer cantinho da casa. Além disso, existem muitas espécies que não exigem cuidados diários e são resistentes aos espaços internos.

 

  • Hortinha de temperos: Orégano, salsinha, cebolinha e tomilho deixam qualquer prato mais saboroso. Portanto, nada melhor do que ter uma pequena hortinha na sua cozinha ou varanda. Além de garantir receitas deliciosas, há quem diga que é uma verdadeira terapia.

 

  • Jardim em vasos: Outra boa opção para os apartamentos e casas pequenas são os pequenos jardins em vasos. Flores, cactus e suculentas garantem o charme e toque natural para a sua casa.

 

fonte: Huzzpa

 

fonte: Alto astral

 

Objetos decorativos

Nenhuma casa é completa sem objetos decorativos que valorizam as personalidades dos donos. E, que tal incorporar elementos que complementem o estilo e ajudem a trazer a natureza para dentro da sua casa.

Vasos de materiais orgânicos, molduras de madeira rústica para quadros e espelhos, galhos e folhas secas compõem o ambiente de maneira harmônica e aspecto natural.

fonte: IKEA

Gostou destas dicas? Então, fique atento aos nossos posts e dicas exclusivas para renovar a decoração da casa. Acesse também o Facebook da Tanto e confira nossos produtos.