fbpx

A terra vibra: os tons e texturas terrosos no design de interiores

Por 17 de julho de 2020Blog, Decoração
tons terrosos na decoração

A natureza invadindo a decoração de interiores não é novidade para ninguém. Mas existem centenas de outras formas de criar projetos de decoração com estéticas da natureza sem que necessariamente isso esteja ligado à plantas.

Você já deve ter reparado que toda a conversa sobre a Casa Viva em 2018, ou as tendências de inserção da natureza nos projetos decorativos de 2019 e que se estenderam para 2020, trazem as plantas como cerne da decoração que inclui a natureza em seus projetos.

Confira aqui uma matéria completa sobre o inícios das tendências de inserção da natureza na decoração em 2018 >

Veja também as tendências da Expo Revestir 2020 e descubra outras formas de como a natureza pode ser aplicada na decoração >

Quando falamos que há outras formas de inserir a natureza no décor, quais são as possibilidades que surgem em sua mente?

Aqui em nosso blog, nós já trouxemos algumas maneiras diferentes de inserir a natureza, sem que essa forma esteja relacionado às plantas. É o caso do design biofílico

Outra maneira bastante eficaz de remeter os ambientes à natureza, está relacionado com as cores que ela possui. E uma das cores que está invadindo os mais variados projetos de arquitetura e design de interiores são as cores da terra.

Mas quando falamos de revestimentos, que será o nosso enfoque neste conteúdo, as cores vão além: os revestimentos também são texturas e formas que possuem o poder de dar ainda mais destaque para essa tendência.

A natureza nunca foi tão necessária

Os contextos que estamos vivendo exigem que seja feito um investimento em relação a manter a natureza por perto, manter a natureza como parte da nossa rotina, do dia a dia. Quem vive em apartamentos nos grandes centros urbanos, muito provavelmente está sentindo falta do contato, necessário, que precisamos ter com ambientes naturais.

Por isso, quanto menos artificial a casa for, mais agradável ela será e, consequentemente, você se sentirá mais confortável ao estar em seu próprio refúgio.

Sendo assim, é essencial que essa inclusão da natureza na decoração seja pensada desde os projetos arquitetônicos. 

O design dos ambientes pode trazer um aspecto voltado a biomimética e claro, o uso dos revestimentos precisa estar alinhado com esse visual.

E se  você já cansou das plantas, ou acaba não tendo tempo para elas, os revestimentos podem ser a saída que você procura para que os ambientes continuem a ter essa conexão com a natureza tão essencial para os dias atuais. 

Principalmente quando estamos falando dos tons terrosos…

Os revestimentos da terra: imitando a natureza e se conectando a ela

Falar em tons terrosos nos remete somente ao marrom, certo? Mas a verdade é que a paleta de cores desses tons é bastante ampla e garante que a decoração possa ser diversa em cores, caso seja a preferência. 

Laranjas, cinzas, verdes, rosas, avermelhados e por aí vai. Existe um infinidade de cores!

E vale lembrar que essa tendência está presente em vários segmentos de mercado. A moda, por exemplo, uma das grandes referências do mercado da decoração de interiores, aposta nos tons terrosos para o Inverno de 2020.

Ou seja, essas cores estão com tudo, mas quais são as opções de revestimentos disponíveis no mercado? 

Vamos te ajudar a encontrar marcas que trabalham muito bem com os tons terrosos, além de te inspirar com ambientes deslumbrantes que trazem essa tendência de conexão com a natureza através dos revestimentos. 

Desert Trama – Decortiles

A Decortiles é um exemplo de fabricante de revestimentos que aposta em tons terrosos de um jeito único, exaltando, além da tendência de conexão com a natureza, a inspiração artística através das formas desenhadas neste porcelanato incrível.

A referência clara ao deserto está na suas cores e texturas, e mais, assim como colocado pela fabricante “os relevos em tonalidades metálicas ornamentam revestimentos charmosos, que trazem a delicadeza e singularidade de uma peça feita à mão”.

Dica extra: Percebam também que no ambiente da foto temos um revestimento em cinza no piso, uma dica essencial é trazer essas cores neutras (que ainda estão no espectro dos tons terrosos) para contrapor as cores utilizadas na parede.

Garden Oxide – Eliane Revestimentos

A intensidade dos tons terrosos nesse revestimento da Eliane Revestimentos é uma das características mais marcantes da peça. Podendo ser aplicado em áreas externas (o que pode ser o segredo para conseguir conectar a sua casa com a natureza exterior), o revestimento ainda traz uma brutalidade encantadora em sua textura, remetendo ainda mais à naturalidade.

Dica extra: tons terrosos e texturas de rochas combinam muito e exaltam ainda mais a conexão com a natureza.

Paleta de cores Urban Brown – Cerâmica Portinari

Os tons terrosos da paleta de cores Urban Brown da Cerâmica Portinari trazem, além da sensação de conforto que é uma das características primordiais desse tipo de tom, uma estética sofisticada e elegante para a decoração.

Dica extra: aplicar revestimentos de tons parecidos no piso e nas paredes é uma das formas de trazer o tom sobre tom na decoração de interiores. Na imagem, nós temos os produtos Luthier BW NAT 20×120 no piso e Evidence Origami Steel GD 30×90 na parede.

Incrível, não é?

O aconchego de um abraço da natureza

E aí, o que achou dessa tendência? Viu só como é possível brincar com as possibilidades de levar a natureza para a decoração dos mais variados ambientes?

Os revestimentos em tons terrosos trazem uma característica única para o décor: a sensação de aconchego imediato. E que não quer se sentir bem em qualquer ambiente, não é mesmo?

Visite o nosso catálogo de produtos aqui no site, conheça as nossas opções de revestimentos em tons terrosos além de outros que podem compor a sua decoração. Acompanhe também o nosso Instagram para não perder as novidades do universo da decoração de interiores.