fbpx

A conexão e a leveza da natureza na decoração

Por 28 de fevereiro de 2020Decoração
decoração com natureza

Desde 2018, a natureza tem invadido e mudado o mercado de design e decoração de interiores. A Casa Cor daquele ano trouxe o conceito da Casa Viva como uma de suas principais inspirações, com foco na forte tendência relacionada a mudanças no estilo de vida das pessoas, que interfere em diversas áreas do consumo, como o setor decorativo. Foi aí que a natureza na decoração se tornou uma marca presente em diversos projetos: plantas, verde, vida, mais dinamismo e menos decorações estáticas

As casas estão vivas, e os projetos de decoração estão cada vez mais em sintonia com um estilo de vida saudável!

E é claro que todas essas mudanças na vida das pessoas, com a busca constante pelo bem-estar e por uma conexão com a natureza, continuaram a permear a decoração. Em 2019, os ambientes orgânicos continuaram a emergir em eventos de tendências, tanto em decorações residenciais como nas comerciais.

Por isso, em 2020, ainda é possível falar sobre essa tendência que cada vez mais está ligada a outros temas de igual importância, como a sustentabilidade e consumo consciente.

Hoje, a casa é viva, conectada com a natureza, mas não somente de forma superficial e sim de maneira intrínseca, proporcionando a criação de espaços cheios de personalidade, sustentáveis e que promovem uma sintonia única entre as pessoas e os ambientes.

Um refúgio para fugir do caos

Muito dessa necessidade da mudança dos nossos hábitos e da consequente transformação dos espaços se deu pela necessidade de fugir um pouco da realidade do mundo exterior. Espaços residenciais passaram a ser vistos cada vez mais como espaços seguros, de encontro e conexão com outras pessoas, assim como os espaços comerciais, que pedem uma decoração menos fria e mais cheia de vida.

A conexão com a natureza traz a paz necessária para fugir do caos da realidade hiperconectada que vivemos e do estresse da rotina diária.

Foi assim que surgiram diversos conceitos de decoração para definir o que esses espaços estavam se tornando. Vamos entender um pouco melhor sobre eles?

Decoração orgânica

Decorar de forma orgânica nada mais é do que investir em trazer a natureza para dentro dos ambientes. O segredo desse conceito é apostar em materiais naturais, como revestimentos que imitam pedras ou madeiras e também com um design orgânico de móveis, por exemplo, sem deixar de lado a sustentabilidade e a preocupação com a natureza.

As plantas, obviamente, também podem estar presentes nessa tendência da decoração de interiores, com o objetivo de trazer um aspecto mais vivo para o ambiente, além de reforçar a conexão das pessoas com o verde e o mundo exterior. Mas, nesse caso, elas não são uma obrigação. O foco é mostrar como é possível criar espaços orgânicos de forma neutra e aconchegante.

Fonte: Lola Home

A decoração de sala é uma ótima opção para quem quer apostar na decoração orgânica. Isso porque o ambiente permite uma rusticidade, além de que é um espaço que precisa ser aconchegante, uma característica muito presente em espaços orgânicos.

Fonte: Lola Home

Decoração Urban Jungle 

Em contrapartida ao conceito anterior, a decoração Urban Jungle (ou “selva urbana”, como também é chamada) traz o uso de plantas de forma obrigatória na criação dos espaços. E a ideia aqui é abusar da quantidade.

Essa é uma tendência que virou febre no mundo em 2018, mas ganhou força com o passar do tempo. É importante ressaltar que ela é válida somente para quem gosta de cuidar de plantas e tê-las por perto, visto que o principal objetivo aqui é harmonizar o ambiente com uma grande quantidade de folhas, e elas necessitam de cuidado constante.

O segredo, nesse caso, é apenas um: aposte no verde e em diferentes espécies de plantas.

Fonte: Sala Pop Studio
Fonte: Tapajós Engenharia

Biofilia na Decoração

A Biofilia significa, basicamente, o “amor pela vida”. Talvez muito mais próximo ao conceito de decoração orgânica, o foco aqui também é inserir a natureza e suas formas na decoração de interiores. Podemos dizer, até mesmo, que a decoração biofílica é um termo mais científico para a decoração orgânica.

Mas o design biofílico possui ainda mais foco na reconexão do homem à sua essência, dentro dos espaços residenciais e comerciais, mostrando que existe uma afinidade natural entre seres humanos e ambientes mais naturais.

Fonte: Madeirol

O segredo é o bem-estar sensorial

Todos os três conceitos que apresentamos aqui trazem diversos aspectos em comum, mas  um deles é essencial: o bem-estar.

Sentir-se bem nunca foi algo tão desejado, e os espaços que frequentamos precisam nos entregar essas boas sensações. Por isso, a construção de uma decoração com foco na natureza e na conexão que possuímos com ela é essencial e está ocupando cada vez mais espaço no mercado da arquitetura, do design e da decoração.

A própria WGSN, o escritório que prevê as tendências de consumo mundiais, já afirmou que os espaços do futuro estarão imersos em tecnologia, mas mesclados a objetos e a uma decoração rústica e com foco na natureza.

Estamos privilegiando as sensações que são geradas pela decoração, e isso é uma ótima oportunidade para criar espaços cada vez mais incríveis.

A inclusão da natureza em formas naturais, por meio de plantas ou cores, torna o ambiente mais aconchegante, proporcionando essas sensações únicas!

Para inspirar

Tendo em vista o crescimento exponencial dessa tendência de decoração, separamos para você uma galeria com diversos ambientes que podem inspirar os seus próximos projetos.

Vamos quebrar a estética do concreto?

Viver em centros urbanos exige que a decoração dos espaços internos crie essa conexão com a vida. Então, o que você acha desse estilo de decoração? Que tal inserir aspectos orgânicos nos seus projetos?

Você já ouviu falar sobre banheiros que são spas pessoais? Confira aqui como transformar a decoração de banheiro em um mini-spa.

Deixe a sua opinião nos comentários, queremos saber o que você acha dessa tendência que promete dominar o setor em 2020.
E continue acompanhando o nosso blog para outros conteúdos com novidades sobre a decoração de interiores e o universo da arquitetura.