fbpx

A beleza única dos cobogós: qual é o tipo ideal para a sua decoração?

Cobogó na decoração

Um marco do design brasileiro, o cobogó é um revestimento de grande versatilidade para os projetos. Disponível em diferentes cores, materiais e formas, esse elemento vazado pode ser utilizado tanto em ambientes internos quanto externos. 

O cobogó foi criado na década de 1920 por três engenheiros como uma solução para amenizar o calor das residências no Nordeste do Brasil. Amadeu Oliveira Coimbra, Ernest August Boeckmann e Antônio Góis são os responsáveis pelo elemento vazado, assim como pelo seu nome. Se observar, a sílaba inicial do último nome de cada um deles forma a palavra CoBoGó. Interessante, não é mesmo?

cobogó na sala
Fonte: Casa Cor

Quase 100 anos depois, a peça continua na lista dos materiais favoritos de arquitetos e designers, não só no mercado nacional como em todo o mundo. Das fachadas às divisórias internas, de painéis decorativos ao elemento principal, há inúmeras formas de incluir o cobogó nos projetos.

Vantagens do Cobogó

Seja em projetos comerciais ou residenciais, apostar nesse material genuinamente brasileiro é uma excelente escolha para o seu projeto. Antes de saber mais sobre os tipos e como usar o cobogó na decoração, é importante conhecer as vantagens desse elemento vazado. 

  • O Brasil é um país tropical, predominantemente solar e com temperaturas elevadas. Aproveitar a iluminação natural sem reter calor nos ambientes internos é uma das grandes vantagens do cobogó. Além da temperatura, o uso da luz natural torna o consumo energético mais eficiente nos cômodos da casa. Algo que seu orçamento e o planeta agradecem.
  • Como dissemos, os dias quentes do verão brasileiro podem ser um tanto desafiadores. Aproveitar a ventilação natural e deixar o ar circular dentro dos ambientes deve ser uma prioridade nos projetos. Portanto, esse objeto decorativo vai além da beleza. Os blocos vazados proporcionam uma ventilação cruzada no ambiente, servindo também para criar conforto térmico. E mais: os cobogós são elementos que permitem essa integração entre espaço externo e interno, sem abrir mão da privacidade e segurança.
  • O cobogó é uma forma simples de criar divisórias entre espaços, como comentamos anteriormente, sem precisar abrir mão da sensação de amplitude, por serem elementos vazados.
  • A grande variedade de cores e formas permite o uso do cobogó em qualquer estilo de decoração de interiores.

Outra grande vantagem do cobogó é o fato de combinar funcionalidade e design. Esses elementos vazados cumprem um papel fundamental tanto na estrutura quanto na composição do ambiente.

Tipos de cobogós

Quando foi criado, ainda na década de 1920, o cobogó era feito de concreto. Com o passar dos anos e a popularização do produto, começaram a surgir versões de cerâmica, esmaltados e até mesmo de madeira, ampliando ainda mais a utilização do cobogó no décor. 

Entre os principais materiais, os modelos seguintes são os que mais se destacam:

  • Cobogó de cerâmica: os modelos tradicionais mantêm a tonalidade avermelhada natural do material, assim como a textura. O produto é ideal para trazer um elemento rústico e moderno ao ambiente.
  • Cobogó de madeira: uma versão mais moderna do elemento vazado, ideal para projetos em que a decoração aposta em linhas simples, porém, de forte efeito visual. O cobogó de madeira é extremamente decorativo, trazendo uma proposta que foge do óbvio para a decoração de interiores.
  • Cobogó esmaltado: resistente, elegante e com um brilho único. Esse modelo é um dos elementos vazados favoritos de arquitetos e designers de interiores. Por combinar durabilidade e função estética, o modelo esmaltado funciona tanto nos ambientes internos quanto externos, seja criando uma parede de cobogós ou como um pequeno detalhe da decoração.

Para definir o modelo ideal de cobogó, é fundamental levar em conta o estilo que o projeto seguirá, a personalidade dos moradores, assim como os aspectos funcionais.

Os elementos vazados na decoração

A parede de cobogós é a primeira coisa que se pensa quando o assunto é a utilização desse elemento vazado na decoração. No entanto, há inúmeras formas de trazer o cobogó para os projetos, em qualquer que seja o ambiente da casa.

Cozinhas

Os cobogós são a escolha ideal para aqueles que buscam garantir maior incidência de luz natural para a cozinha. O cobogó pode ser usado para criar uma divisória com a área de serviço, como base do balcão para a cozinha americana ou como elemento decorativo. 

cobogó na decoração da cozinha
Fonte: Viva Decora

O cobogó cerâmico é uma das melhores escolhas para as cozinhas, pois oferece durabilidade e sua manutenção é prática. 

Decoração com cobogó atrás da pia da cozinha
Fonte: Dicas de Mulher

Lembre-se de que esse ambiente é um espaço funcional, porém, que deve ter um toque divertido, seja através das cores, texturas ou formas. 

Cobogó no quarto

O quarto não está entre os cômodos mais comuns para o uso do cobogó. No entanto, os elementos vazados podem ser utilizados para criar painéis com efeito espetacular para a decoração. Além disso, o cobogó funciona perfeitamente como peça ideal para criar a divisória entre o closet, o home office e o ambiente principal, por exemplo.

Cobogó aplicado no quarto
Fonte: Viva Decora

Cobogó para banheiros e lavabos

Banheiros e lavabos são ambientes da casa que acabam por não receber o valor necessário na decoração. No entanto, são ambientes em que cada detalhe conta. Afinal, são espaços dedicados à beleza, higiene e cuidado pessoal.

Cobogó no teto do banheiro
Fonte: Pinterest

Os cobogós podem ser usados para dar mais luminosidade para esse cômodo que, geralmente, apresenta dimensões reduzidas. Além disso, os modelos esmaltados, por exemplo, podem dar um toque retrô ao décor de maneira bastante original. 

Cobogó no banheiro
Fonte: Tua Casa

Na hora de escolher o modelo de cobogó para o banheiro, converse bastante com o seu cliente para entender qual é o material mais adequado para o projeto.

O uso do cobogó traz novas formas, cores e texturas para os projetos. Apostar nesse elemento 100% brasileiro é uma maneira interessante de combinar funcionalidade com estilo na decoração de interiores.

Acesse o blog da Tanto e descubra muito mais sobre o universo dos cobogós!